A Portuguesa levou a melhor no duelo paulista com o Bragantino e saiu com a vitória, por 2 a 0, nesta sexta-feira, na abertura da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com o resultado, a Lusa manteve um tabu de 18 anos sem perder para o rival. Desde 1992, foram oito confrontos, com seis vitórias e dois empates.
A vitória deixou a Portuguesa com 10 pontos, em quarto lugar, enquanto o Bragantino, que perdeu a invencibilidade na competição, continua com seis pontos, em 12.º lugar.
Mais disposta a atacar, a Portuguesa dominou as ações em campo no primeiro tempo. Marcou um gol e poderia ter feito outros, mesmo porque o visitante só ameaçou uma única vez, num chute de longe de Alex Afonso. A Lusa, pelo contrário, criou várias chances, principalmente pelo lado direito, com Paulo César.
Mas o gol acabou saindo pelo lado esquerdo, em uma cobrança de escanteio. Athirson cobrou com curva e Maurício apareceu do outro lado para cabecear no ângulo, sem chances para Gilvan, que já havia feito duas boas defesas.
Os dois times não mudaram na volta para o segundo tempo, mas o Bragantino adiantou a sua marcação na tentativa de melhorar seu rendimento ofensivo. A Lusa apertou a marcação na espera para obter um contragolpe.
O jogo ficou feio, com erros de passes dos dois lados. A Lusa perdeu Héverton machucado, substituído por Malaquias, e depois Vadão preferiu reforçar a marcação com a entrada de Marcos Paulo no lugar de Athirson.
A mudança deu certo. Em sua primeira aparição, Marcos Paulo ficou livre na frente da área e soltou a bomba no ângulo de Gilvan, fazendo 2 a 0, aos 35 minutos, e selando a vitória dos donos da casa.
A sexta rodada da Série B será toda disputada na próxima terça-feira. A Portuguesa jogará novamente no Canindé, desta vez contra o América-MG, às 19h30. O Bragantino vai jogar em casa, às 21h50, contra o Brasiliense.
Ficha Técnica:
Portuguesa 2 x 0 Bragantino
Portuguesa - Andrey; Maurício (Jaime), Thiago Gomes e Preto Costa; Paulo César, Acleisson, Ademir Sopa, Athirson (Marcos Paulo) e Fabrício; Héverton (Malaquias) e Kempes. Técnico: Vadão.
Bragantino - Gilvan; Murilo (Lúcio), André Astorga e Everaldo; Rodriguinho, Émerson, Danilo Bueno, Ronaldo (Rafael Gaúcho) e Anderson (Éverton); Hyantony e Alex Afonso. Técnico: Marcelo Veiga.
Gols - Maurício, aos 24 minutos do primeiro tempo. Marcos Paulo, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Maurício, Acleisson (Portuguesa); Anderson, Everaldo, Murilo, Émerson e Ronaldo (Bragantino).
Árbitro - Rodrigo Martins Cintra (SP).
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).