Futebol

Portugal tropeça em casa e fica mais longe da Copa

16 out 2012 às 19:01

No que depender das atuações recentes com a seleção de Portugal, Cristiano Ronaldo, que se julga o melhor do mundo na atualidade, corre grande risco de não vir ao Brasil para jogar a Copa de 2014. Nesta terça-feira, a seleção portuguesa conseguiu a façanha de empatar em casa, no Porto, com a modesta Irlanda do Norte, apenas a 117.º colocada do ranking da Fifa, por 1 a 1.

A festa estava toda armada para Cristiano Ronaldo, que comemorava seu 100.º jogo com a camisa de Portugal. Apesar do clima festivo e da pressão lusitana para abrir o placar no Estádio do Dragão, quem marcou primeiro foi a Irlanda do Norte. Em contra-ataque bem tramado, a bola passou de pé em pé até chegar a McGinn, que bateu na saída do goleiro.


Depois disso a pressão portuguesa só aumentou, enquanto os norte-irlandeses se fechavam na defesa para assegurar um resultado histórico. O empate só veio aos 34 minutos do segundo tempo. Após cruzamento na área, Eder ajeitou e Helder Postiga, de virada, marcou.


Nos minutos finais, embalado pela torcida, o time português ampliou a pressão, sem sucesso. No total foram 12 chutes a gol, contra apenas dois dos visitantes. Só escanteios foram 14 para o time da casa.


Com o resultado, Portugal caiu para o terceiro lugar do Grupo F, com sete pontos. A Rússia, que venceu os portugueses na rodada anterior, seguem com 100% de aproveitamento. Nesta terça-feira, a equipe do técnico Fábio Capello venceu o Azerbaijão por 1 a 0 em Moscou e chegou a 12 pontos. Shirokov marcou de pênalti a seis minutos do fim.

O segundo lugar agora é de Israel, que foi a sete pontos ao vencer Luxemburgo, em Tel Aviv, por 3 a 0. A equipe israelense fica à frente da portuguesa pelo saldo de gols. Em março do ano que vem os dois times se enfrentam em Israel. Uma derrota pode deixar os portugueses muito longe da Copa.


Continue lendo