O Porto ganhou uma baixa de peso na semana em que enfrentará o Napoli, nesta quinta-feira, na Itália, pelo jogo de volta das oitavas de final da Liga Europa. O goleiro brasileiro Helton rompeu o tendão de Aquiles do seu pé direito durante clássico com o Sporting, no último domingo, em Lisboa, e foi operado na última segunda-feira.
Com o tempo previsto de recuperação para esse tipo de lesão é de pelo menos seis meses, o veterano jogador de 36 anos só voltará a atuar na próxima temporada do futebol europeu. Ele se lesionou aos 18 minutos do segundo tempo do confronto no qual o Sporting venceu o Porto por 1 a 0, pela 23ª rodada do Campeonato Português.
Sem Helton, o Porto defenderá a vantagem de 1 a 0 conquistada no jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa, sendo que o clube informou que a cirurgia ao qual o atleta foi submetido transcorreu bem e que o goleiro já começará o processo de reabilitação para este tipo de lesão.
O substituto de Helton no confronto em Nápoles será o também brasileiro Fabiano. Já o lateral-esquerdo Alex Sandro, ex-Santos, será outro desfalque da equipe portuguesa na Itália, onde cumprirá suspensão por acúmulo de cartões amarelos.