Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Entenda

Por que Flamengo topou menor participação em vendas no contrato com Adidas

Luiza Sá - UOL/Folhapress
23 abr 2024 às 15:00

Compartilhar notícia

- Alexandre Vidal/Flamengo
Publicidade
Publicidade

O Conselho Deliberativo do Flamengo vota na próxima segunda (29) a renovação de contrato com a Adidas. O novo vínculo terá algumas mudanças, dentre elas a questão dos royalties.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Eliminatórias

Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela

Imagem de destaque
Com 30 gols

Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu

Imagem de destaque
Será que volta?

Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras

Imagem de destaque
Polêmica

Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo

O time rubro-negro e a Adidas acertaram um contrato até 2029. O atual vínculo foi assinado em 2022 e vai até 2025, mas as partes optaram pela extensão neste momento.

Publicidade


Os royalties de algumas peças devem diminuir neste novo contrato. Eles são os valores que o fabricante paga ao detentor da marca pela concessão e utilização dos direitos.


Marcos Senna, diretor de marketing do Flamengo, explicou esse ponto. Ele lembrou o salto que o Flamengo deu no percentual em vínculo anterior, mas as consequências que isso teve no mercado.

Publicidade


"Em 2013, assinamos um contrato com royalties em torno de 11% a 12%. Jogamos, na renovação, para 35% por peça. Aparentemente isso foi muito bom para o Flamengo, deu um pouco mais de dinheiro. Experimentamos isso no mercado, mas esses 35% esmagam um pouco as margens até do varejo", começou.


Nosso varejista vive de Flamengo. A nossa camisa vende. O time ganha, ela vende. As outras peças não vendem da mesma forma. Então, estamos tentando ajustar os royalties dessas peças, digamos, periféricas, e ajustando também outras partes do contrato para compensar. Garantindo, principalmente, uma solidez no contrato. Não tem como dar saltos de dinheiro Marcos Senna

Publicidade


Senna citou também que o clube buscou um equilíbrio na gestão de oferta e demanda. O dirigente citou os exemplos do que aconteceu na temporada de 2022 e 2023.


Durante o processo de negociação, o Fla recebeu sondagens da Puma e de outras fornecedoras menos conhecidas. Houve até a sinalização de propostas maiores, mas pesou a favor da Adidas a capacidade de produção e divulgação global, como publicado por Rodrigo Mattos, colunista do UOL.


"A ideia é ter um contrato mais longo e mais seguro para o Flamengo. Tivemos dois anos de contrato em 2022 e 2023. No primeiro ano, o Flamengo ganhou Libertadores e Copa do Brasil, uma demanda explosiva. O problema não é só ganhar, é que você ganha essas duas competições em um espaço de três, quatro semanas. E a Adidas precisa de seis, oito meses para produzir um pedido novo. Vimos o "drama", entre aspas, de ter ganho: o produto escasso nas lojas. No ano seguinte produziu muito, mas não ganhou títulos. Essa administração é cara e complexa. Focamos em ter uma forma sólida e segura de o Flamengo não participar tanto desse risco"


Imagem
Quem são os jogadores afastados pelo Fluminense
Os jogadores afastados pelo Fluminense por ato de indisciplina fazem parte de uma safra tratada como valiosa no clube. John Kennedy, Aleksander, Kauã Elias e Arthur
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade