A Uefa anunciou nesta quarta-feira que o Galatasaray está suspenso de competições europeias por um ano. A sanção foi aplicada depois que o clube turco não conseguiu se adequar às normas estabelecidas pelo Fair Play Financeiro, que obriga as equipes a não gastarem mais dinheiro do que possuem e a atingirem algumas metas financeiras.
Segundo a Uefa, o Galatasaray estará excluído da Liga dos Campeões ou da Liga Europa se conseguir a classificação para um destes torneios nesta temporada ou na próxima. O clube, que conta com nomes como Muslera, Sneijder e Podolski, também terá que controlar sua folha de pagamento se quiser evitar novas sanções.
"O clube turco também foi ordenado a limitar os gastos agregados gerais de seus empregados e despesas com benefícios para seus jogadores" para os anos financeiros de 2016 e 2017, informou a entidade europeia.
Dirigente do Galatasaray, Iskender Baydar disse à agência The Associated Press que os cartolas do clube se reuniriam ainda nesta quarta-feira para "examinar o texto da decisão" da Uefa antes de se manifestarem sobre o assunto.
A punição ao Galatasaray é a primeira de grande repercussão depois que a Uefa "aliviou" as regras do Fair Play Financeiro no meio do ano passado. Ainda assim, o clube turco não conseguiu se adequar às novas normas e, por isso, acabou suspenso.
Atualmente, o Galatasaray é o quinto colocado do Campeonato Turco, fora da zona de classificação para torneios europeus, mas uma quarta posição já o garantiria na Liga Europa. Nesta temporada, a equipe caiu na fase de grupos da Liga dos Campeões e foi eliminada posteriormente na fase eliminatória da Liga Europa.