Após uma longa jornada no Congresso Nacional feita por atletas, presidentes de confederações, parlamentares e por representantes do Ministério do Esporte, nesta quarta-feira (03), o Dia Nacional de Mobilização pelo Esporte parece ter sido proveitoso. Diversos deputados e senadores se comprometeram em apresentar emendas que complementem o orçamento da Pasta, chegando até 1% do valor total do Orçamento Geral da União. Dentre os apoiadores, estão parlamentares da Comissão Mista de Orçamento; da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado; e da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.
O Dia de Mobilização, que contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, buscou no Congresso ampliar para 1% a participação do Ministério do Esporte no Orçamento da União. Desta maneira, a Pasta teria seu orçamento elevado de R$ 273,5 milhões (previsão para 2008) para cerca de R$ 1,2 bi.
O recurso permitiria o fortalecimento da base do esporte brasileiro e a melhoraria da infra-estrutura principalmente em escolas e universidades.