O paranaense Whelington Cirino mostrou um bom desempenho com o novo caminhão Mercedez-Benz 1938S com motor de injeção eletrônica e ganhou a quarta etapa da Fórmula Truck disputada neste domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Cirino, que largou na pole e liderou praticamente a corrida inteira, foi incentivado pelo bom público de 50 mil pessoas que lotou as arquibancadas.
Cirino foi ameaçado no início da prova por Djalma Fogaça, que conseguiu liderar entre a quinta e oitava volta. Depois disso, Fogaça teve problemas com o caminhão. Ele parou nos boxes e na relargada, na 12ª volta, saiu por último e fez uma corrida de recuperação, chegando em segundo lugar. A terceira posição ficou com Vignaldo Fizio, seguido por Beto Monteiro e Fred Marinelli. Dos 20 caminhões que largaram, apenas 15 completaram a prova. Jorge Fleck, campeão da F-Truck no ano passado, bateu na última volta com Renato Martins e abandonou a corrida.
A nova tecnologia implantada pela equipe de Cirino deve marcar a atual temporada de F-Truck. Na etapa anterior, disputada em Goiânia no dia 06 de maio, o paranaense não conseguiu ajustar o caminhão e deu apenas três voltas. "Conseguimos desenvolver bem o motor, mas ainda há muito o que melhorar", afirmou Cirino.
Na 20ª volta, faltando dez para o término da prova, Roberval Andrade rodou e bateu forte nos pneus. O socorro médico foi acionado e o piloto foi levado para o Hospital Cajuru para fazer exames, mas segundo os organizadores do evento, ele passa bem.
Andrade não está em um momento bom. Ele liderava a classificação da Fórmula Truck até a corrida passada, com 56 pontos, mas após uma avaliação no caminhão foram dectetadas irregularidades, e ele perdeu 27 pontos, ficando na sexta colocação da classificação geral da F-Truck, que após a quarta etapa é a seguinte: Renato Martins, 51; Thiago Grison, 44: Beto Napolitano, 43; Vignaldo Fizio, 33 e Jorge Fleck, 32.
Fórmula Junior - O paranaense Diogo Pachnski venceu a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Júnior. A segunda colocação ficou para Ricardo Carriero, seguido de José Roberto.
A competição vem sendo marcada pelo equilíbrio. Nas três provas disputadas, três diferentes pilotos venceram a categoria-escola do automobilismo nacional.
A classificação do campeonato está assim: José Ribeiro, 44 pontos, em 1º; Marco Terra, 38, em 2º; Ricardo Carreiro, 35, em 3º, e Diogo Pachnski, 32, em 4º.