Futebol

Paranaense 2016 não terá 'Torneio da Morte' e estadual começará em janeiro

02 set 2015 às 13:46

A forma de disputa do Campeonato Paranaense 2016 foi definida nesta quarta-feira (2), em reunião em Ponta Grossa. O Estadual do próximo ano terá início no dia 31 de janeiro e término no dia 8 de maio. A fórmula de disputa continuará igual à deste ano, entretanto, não haverá o 'torneio da morte' e, assim, ao final da primeira fase os dois últimos clubes na tabela de classificação serão automaticamente rebaixados.

Na primeira fase, as equipes disputam um turno único, com todos se enfrentando em 11 rodadas, classificando-se para a sequência do campeonato os oito melhores. Na segunda fase, se inicia o sistema eliminatório, assim como ocorreu em 2015: quartas de final, semifinal e final. O primeiro critério de classificação será a pontuação, seguido de saldo de gols. Se persistir a igualdade, a decisão será nos pênaltis. As fases finais serão disputadas em duas partidas, com o clube de melhor pontuação na somatória das fases anteriores decidindo a classificação como mandante.


Nas quartas de final, os clubes serão distribuídos no mesmo formato da última edição do Estadual: 1º x 8º (Grupo A), 2º x 7º (Grupo B), 3º x 6º (Grupo C) e 4º x 5º (Grupo D). Nas semifinais, os confrontos serão entre vencedores A x D (Grupo E) e vencedores B x C (Grupo F), com a decisão na sequência. Os quatro últimos colocados do campeonato formam o Grupo Descenso, para definir os dois rebaixados. As partidas serão em turno e returno, utilizando as mesmas datas da fase eliminatória.


Ao final da competição, o clube com melhor pontuação, com exceção dos clubes que já disputam Série A, B e C, garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. As finais do interior serão realizadas nos dias 30 de abril e 7 de maio e a do Paranaense 2016 nos dias 1 e 8 de maio. A tabela com os jogos deverá ser divulgada apenas em novembro.

O Estadual 2016 contará com as seguintes equipes: Operário, Londrina, Foz do Iguaçu, Atlético Paranaense, Coritiba, Cascavel, J. Malucelli, Maringá, Paraná Clube, PSTC, Rio Branco e Toledo.


Continue lendo