Futebol

Paraná testa a força do ataque em Minas

24 jan 2001 às 10:26

Depois de marcar cinco gols no Joinville (SC) e cinco no União Bandeirante (PR), o Paraná põe a prova hoje a sua força ofensiva contra o Cruzeiro, às 21h40, em Belo Horizonte, pelo Grupo C da Copa Sul-Minas. As duas equipes dividem a liderança do grupo com três pontos.

Com a base do ano passado, o time esbanjou entrosamento e não teve dificuldades para golear o Joinville, pela Sul-Minas, e o União, pelo Paranaense. Só que, contra o Cruzeiro, teoricamente mais forte, os próprios jogadores reconhecem que a história deve ser outra. "É diferente. Temos que nos organizar para buscar a vitória sem se importar com o placar. Até porque será preciso muito cuidado com a defesa. O Cruzeiro é um time de muita qualidade", disse o atacante Elizeu.


Apesar da cautela, Elizeu é um dos mais entusiasmados para tentar fazer o gol. Mesmo no ataque, ele ainda não conseguiu marcar nas duas partidas em que o Paraná goleou. "Fico mais preocupado em ajudar o time a vencer. Mas é importante fazer o gol porque atacante precisa disso".


Para tentar vencer os mineiros, o técnico Carbone que o Paraná jogando ainda mais do que jogou nas duas primeiras partidas do ano. O treinador avalia que o time errou na marcação e na maneira de se comportar tendo a posse de bola. "Demos muitas chances para o contra-ataque mesmo quando estávamos na frente no placar. Além disso, erramos muitos passes fáceis. O time precisa estar mais concentrado, porque contra um adversário forte, como o Cruzeiro, esses erros podem significar a derrota".


O problema no passe pode ser melhorado com a volta de Lúcio Flávio ao meio-de-campo. O meia ainda não jogou em 2001 porque se recuperava de contusão. Para ele, a vontade de estar em campo vai superar a falta de ritmo. "No primeiro jogo geralmente a gente sente um pouco a falta de ritmo. Mas na base da determinação e com a ajuda do grupo vou me superar".


Lúcio, que entra no lugar de Itamar, será o encarregado de municiar os ataques do time principalmente pelas laterais, por onde o técnico Carbone quer o Paraná atacando. Marcelo, pela direita, e Ronaldo Alfredo, pela esquerda, terão bastante trabalho na função de alas.


Além de Lúcio, o Paraná tem outra modificação. O zagueiro Hilton, que foi expulso na partida de estréia da Sul-MInas contra o Joinville, fica de fora. Fabiano entra em seu lugar para assumir a função de líbero.


Fabiano, Ageu e André terão que prestar muita atenção nas jogadas aéreas do time mineiro, principalmente com Oséas. Ontem, o técnico Carbone destinou parte do trabalho pela manhã para treinar esse tipo de jogada na área paranista. Vários cruzamentos foram feitos para os jogadores melhorarem o posicionamento.


O Paraná conta com um retrospecto negativo diante do Cruzeiro. Em oito jogos, o time curitibano só conseguiu vencer um. Empatou outro e perdeu seis. O último confronto foi em Curitiba, em abril do ano passado, pela Copa do Brasil. O Paraná perdeu de 2 a 0 e acabou eliminado da competição sem disputar a segunda partida, já que tomou dois de diferença jogando em campo.


Ficha Técnica


Paraná: Marcos; Fabiano, André e Ageu; Marcelo, Ronaldo Alfredo, Fernando Miguel, Hélcio e Lúcio Flávio; Reinaldo e Elizeu. Técnico: Carbone

Árbitro: Luiz Orlando de Souza
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 21h45


Continue lendo