O Paraná, representado por atletas londrinenes, conquistou o título brasileiro feminino de sumô pela segunda vez consecutiva, durante o 10º campeonato nacional, disputado no último final de semana (21 e 22), na cidade paulista de Itaquaquecetuba. O estado foi representado pelas atletas da Associação Kaiko de Londrina.
Garantiram o título para a equipe feminina de Londrina, os seguintes resultados: na categoria juvenil (até 18 anos), os três primeiros lugares ficaram com atletas da Kaiko. O primeiro com Louise Bragato Custódio; o segundo, com Débora Tonony e o terceiro, com Luise Krauser.
Na categoria pesado (acima de 98 quilos), o dois primeiros lugares foram de londrinenses. O primeiro com Jaqueline Silva e o segundo lugar, com Janaina Silva. O mesmo resultado foi repetido na categoria absoluto. O título nacional por equipe é definido pela somatória de resultados e pontos conseguidos pelos atletas em cada categoria e, conforme o assessor técnico da Associação Kaiko, Marcelo Bento, o resultado das londrinenses representaram uma pontuação maior do que o das adversárias.
Outro título conquistado por Londrina foi para Cassiano Gomez, o Tigrão, como de melhor técnico de equipe feminina. "É a segunda vez que o Cassiano é o melhor treinador de equipe de mulheres", lembrou Bento.
Já a equipe masculina conseguiu o sexto lugar no 46º Campeonato Brasileiro de Sumô. O título foi conquistado pela equipe que representava as academias do sudoeste do Estado de São Paulo. Os melhores resultados da cidade foram de Cássio Gomez, segundo colocado na categoria adulto até 115 quilos e de Caio Gomez, também vice-campeão, na categoria juvenil (até 18 anos). O atleta Rui Junior conseguiu a terceira colocação na categoria mirim (até 14 anos).
Bento informou que pelos títulos conquistados, a atleta Jaqueline Silva foi convocada para o Mundial de Sumô, que será disputado na Tailândia. Cássio Gomez foi pré-convocado para o mundial juvenil, que será no mesmo país asiático.
De acordo com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura, a Associação Kaiko de Londrina é incentivada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL) e participou da competição nacional com o apoio da Sercomtel, Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná.