Futebol

Paraná Basquete vence a primeira

05 mai 2001 às 17:38

Em uma partida equilibrada e decidida nos detalhes, o Paraná Basquete derrotou o Vasco da Gama por 100 a 98 pela primeira partida das finais do Campeonato Nacional de Basquete Feminino. Com um jogo coeso, a equipe do técnico Antônio Carlos Vendramini postou-se bem em quadra e chegou a um importante resultado. A próxima partida da série de melhor de 5 será quarta-feira, no Rio de Janeiro

O jogo começou bastante equilibrado, como se esperava das duas equipes que terminaram a 1ª fase do Nacional igualadas em pontos. O diferencial era o bom sistema defensivo montado pelo técnico do Paraná Basquete, Antônio Carlos Vendramini. A forte marcação por zona levava as vascaínas a precipitar os arremessos, facilitando as recuperações e contra-ataques da equipe paranaense.


Já a opção pela marcação individual da técnica do Vasco, Maria Helena Cardoso, não surtia resultados. Inteligentemente, Vendramini afastou Helen do garrafão adversário, abrindo espaços na zona do lance livre para os arremessos de Nero, e o Paraná Basquete fechou o segundo quarto liderando por 29 a 22.


No segundo quarto, começou a brilhar a estrela de Janeth. O Vasco começou a entregar as bolas para a ala vascaína. Funcionando como ponto de referência, Janeth ditava o ritmo da equipe carioca, que acalmou-se em quadra e começou a acertar os arremessos. Ao final do primeiro tempo, o placar mostrava novamente o equilíbrio entre as duas equipes: o Vasco vencia por 50 a 49.


No segundo tempo, o Paraná Basquete entrou movimentando-se mais, e comemorando cada ponto. Mas a maior tranquilidade do Vasco pesou, e com maior precisão nos arremessos, o Vasco conseguiu conter o ânimo do Paraná Basquete, e o terceiro quarto terminou mais uma vez com o placar praticamente igualado: 81 a 79 em favor das paranaenses.

No último quarto, o fator emocional seria decisivo. Com muitos erros para cada lado, o resultado final foi uma incógnita até os últimos segundos, eletrizando a grande torcida que enfrentou o frio do ginásio Ney Braga para apoiar o Paraná Basquete. Mas uma roubada de Silvinha nos últimos segundos garantiu a vitória do Paraná por 100 a 98.


Continue lendo