A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro credencia o Brasil para sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, afirmou nesta segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente. Lula disse que embora ainda esteja longe de se tornar uma potência olímpica, o Brasil deu um passo importante com o Pan do Rio.
Na avaliação de Lula, os investimentos para viabilizar a realização dos jogos no país valeram a pena. "Valeu a pena gastar o dinheiro que tinha que gastar, valeu a pena aplicar o que tinha que aplicar, fazer parceria com o governo do estado, com a prefeitura municipal para que a gente pudesse mostrar ao mundo a capacidade que o Brasil tem de realizar uns jogos dessa magnitude".
Além de elogiar a atuação dos atletas brasileiros, que conquistaram 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze, Lula destacou aspectos como a organização, as instalações físicas, a segurança e a participação dos agentes comunitários no evento.
"O que nós vimos nesses Jogos Pan-Americanos é o Brasil com a sua maior delegação, é o Brasil ganhando o maior número de medalhas, mas, sobretudo, são os atletas brasileiros acreditando que a partir desses jogos Pan-Americanos é possível a gente evoluir muito no financiamento dos atletas, ou seja, no profissionalismo dos nossos atletas, no patrocínio dos nossos atletas, em fazer novos eventos internacionais no Brasil e está tudo pronto para isso, sobretudo, temos muito know how depois do que nós aprendemos com o Pan".
Para o presidente, o Brasil ainda não é uma potência olímpica porque durante muitas décadas "o esporte não foi levado muito a sério como política de Estado". "Desde a participação do ministro Agnelo, depois do ministro Orlando, ou seja, nós tomamos decisões de fazer com que o Brasil caminhe rapidamente para se transformar numa potência olímpica".
Em comparação com a edição anterior do Pan de Santo Domingo, o Brasil ampliou o quadro de medalhas em 30%, passando de 123 para 161. "Fico muito feliz como cidadão, como brasileiro e como presidente da República, de ver que nós ganhamos 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze e fiquei feliz porque ouvi de muita gente que veio do exterior, inclusive muitos atletas, a frase, ou melhor a afirmação de que o que o Brasil conseguiu fazer para os Jogos Pan-Americanos é melhor do que muitas olimpíadas de que eles já participaram", disse Lula.
ABr