Dono da melhor campanha do Campeonato Paulista, o Palmeiras teve uma atuação regular nesta quarta-feira (23), mas fez o suficiente para superar o Ituano por 2 a 0, no Allianz Parque, e avançar à semifinal da competição.
Invicto no torneio, o time alviverde contou com gols de Raphael Veiga e Rony para conquistar sua décima vitória no campeonato - acumula, ainda, três empates até aqui.
Desta forma, a equipe de Abel Ferreira terá a vantagem de atuar em casa na próxima fase. O adversário pode ser o Red Bull Bragantino, que também jogou nesta quarta - em Bragança Paulista, venceu o Santo André - ou o Guarani, que enfrenta o Corinthians nesta quinta-feira (24), às 19h, na Neo Química Arena.
Leia mais:
O triunfo alviverde começou a ser construído logo aos 50 segundos de partida, quando Cleberson desviou a bola com a mão na grande área e o árbitro marcou pênalti. Veiga manteve o 100% de aproveitamento em sua 21ª cobrança com a camisa palmeirense.
Mesmo com a vantagem logo cedo, o Palmeiras não conseguiu ter um volume maior de jogadas ofensivas e ampliar o marcador antes do intervalo. Já na etapa final, Rony marcou o segundo, aos 10 minutos.
Como o Ituano não demonstrou força para reação, os donos da casa passaram a administrar o placar até o fim da partida. Aos 41 minutos, porém, quase registrou o terceiro, mas Breno Lopes teve um gol anulado por impedimento.
O atacante, aliás, quase foi expulso nos acréscimos. Ele chegou a receber um cartão vermelho quando o árbitro interpretou que ele tentou acertar um chute em Iago Telles, mas após consultar o VAR (árbitro de vídeo) o juiz voltou atrás e aplicou um cartão amarelo.
RED BULL BRAGANTINO VOLTA À SEMIFINAL APÓS 15 ANOS
Também nesta quarta-feira (23), o Red Bull Bragantino venceu o Santo André por 1 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e avançou à semifinal do Campeonato Paulista.
O atacante Artur, aos 40 minutos do primeiro tempo, marcou o único gol da partida. Desde 2007 o time do interior não chegava à semifinal do Estadual. Naquele ano, acabaria superado pelo Santos, o campeão da edição disputada há 15 anos.
"É uma felicidade grande por conseguirmos a classificação para a semifinal, depois de tanto tempo", disse o atacante.
A definição dos jogos da semifinal depende do resultado do último duelo das quartas, nesta quinta-feira. Caso o Corinthians passe pelo Guarani, o Bragantino vai ser o adversário do Palmeiras na próxima fase. Por outro lado, se o Guarani avançar, o Bragantino joga contra o São Paulo, enquanto o time campineiro enfrenta o Palmeiras.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Jailson, Murilo e Piquerez; Danilo (Breno Lopes), Zé Rafael e Raphael Veiga (Atuesta); Dudu (Gabriel Veron), Rony (Rafael Navarro) e Gustavo Scarpa (Wesley). T.: Abel Ferreira.
ITUANO: Pegorari; Léo Santos, Rafael Pereira (Bernardo Schappo) e Cleberson (Jiménez); Pacheco, Kaio (Igor Henrique), Lucas Siqueira, Gerson Magrão (Gabriel Barros) e Roberto; João Victor e Aylon (Iago Telles). T.: Mazola Júnior.
Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Público: 27.260
Renda: R$ 1.337.370,13
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Auxiliares: Neuza Inês Back (SP) e Mauro André de Freitas (SP)
VAR: Péricles Bassols (SP)
Cartões amarelos: Kaio, Jiménez, Pacheco (ITU); Breno Lopes (PAL).
Gols: Veiga (PAL), aos 2' do primeiro tempo; Rony (PAL), aos 9' do segundo tempo.