Duas derrotas nos últimos quatro jogos fizeram o Palmeiras entrar em estado de alerta na Série B. O mau retrospecto, porém, não tirou da equipe palmeirense a melhor campanha da história da competição. O time de Gilson Kleina tem 65 pontos em 30 partidas, com aproveitamento de 72,2%. Corinthians, em 2008, e Criciúma, em 2012, depois de 30 confrontos, somavam 64 pontos.
O arquirrival do Palmeiras é o campeão com o melhor aproveitamento. O Corinthians de Mano Menezes levantou a taça ao conquistar 85 pontos dos 114 que disputou. O aproveitamento corintiano foi de 74,6%. Para superar a campanha alvinegra, o Palmeiras precisa vencer sete partidas nas próximas oito rodadas. A Portuguesa, em 2011, conquistou 81 pontos, já Goiás (2012) e Vasco (2009) somaram 78 e 76 pontos, respectivamente.
Corinthians e Portuguesa são também os campeões com o menor número de derrotas ao longo da campanha: apenas três. A trajetória palmeirense neste ano já acumula cinco partidas sem somar pontos. Há dez anos, quando voltou à elite, o Palmeiras teve 23 vitórias, nove empates e três derrotas, com aproveitamento de 74,3%. Após 30 jogos, somados os jogos da primeira e segunda fases, a equipe tinha 63 pontos. Quatro rodadas depois, o time de Jair Picerni sagrou-se campeão da Série B ao bater o Sport por 2 a 1 fora de casa.
ACESSO
Nesta terça-feira, depois de o Palmeiras perder para o Icasa por 1 a 0, o técnico Gilson Kleina pediu para que o time não se iluda com a vantagem de 18 pontos sobre o Avaí, quinto colocado. De acordo com o comandante, a pontuação é boa, mas não há nada garantido. A meta do treinador é vencer os próximos dois jogos, contra Bragantino, fora, e São Caetano, em casa. Matematicamente, a equipe palmeirense precisa de mais sete pontos para voltar à elite. Com 72 pontos, o Alviverde não poderia ser alcançado pelo Icasa, que soma 47 pontos no campeonato e disputa mais 24.
Com 65 pontos, o Palmeiras já estaria garantido na elite do Brasileirão em seis das últimas sete edições. A exceção é o Vitória, que só conseguiu o acesso à Série A na última rodada, com 71 pontos, na quarta colocação. O São Caetano teve a mesma pontuação e não conseguiu subir - a equipe baiana tinha uma vitória a mais. Nos anos anteriores, Sport (61 pontos), América-MG (63), Atlético-GO (65), Barueri (63), Vitória (59) e América-RN (61) ocuparam a última vaga do G-4.