O Palmeiras não encontrou dificuldades para derrotar o Atlético Sorocaba por 2 a 0, nesta quinta-feira, no estádio do Pacaembu, no encerramento da sexta rodada do Campeonato Paulista. Com um futebol eficiente, especialmente no primeiro tempo, quando construiu o placar, o time alviverde se consolida entre os oito melhores da competição, que avançam às quartas de final.
Com o resultado positivo, o Palmeiras subiu da oitava para a quinta colocação, agora com 11 pontos. Passou inclusive o rival Corinthians, que tem a mesma pontuação, mas menor número de gols marcados (13 a 9). Mais à frente na tabela de classificação estão Santos e Ponte Preta, ambos com 14 pontos, e os surpreendentes Linense e Penapolense, com 12 cada. Já o time de Sorocaba é o 14.º colocado, com cinco pontos.
Na busca por melhores posições, o Palmeiras terá um duro desafio na próxima rodada. No domingo de carnaval, às 19h30, enfrenta o Mogi Mirim, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim. No mesmo dia, mas um pouco mais cedo, às 17 horas, o Atlético Sorocaba joga mais uma vez como visitante - contra o Penapolense, no estádio Tenente Carriço, em Penápolis.
O JOGO - Disposto a não dar chance para a zebra, o Palmeiras começou a partida em cima e logo conseguiu abrir o placar. Aos cinco minutos, após jogada pelo lado esquerdo, Maikon Leite errou o chute dentro da área e a bola sobrou, limpa, no lado direito para Márcio Araújo chutar cruzado, sem chances para o goleiro Marcelo Moretto.
Sem perder o ímpeto ofensivo, mesmo em vantagem no placar, o Palmeiras quase ampliou em um rápido contra-ataque aos 11 minutos. Maikon Leite partiu para cima da zaga sorocabana e, da entrada da área, chutou forte na trave direita de Marcelo Moretto. No rebote, Patrick Vieira não conseguiu acertar bem a bola e a isolou.
Vivendo de alguns ataques esporádicos, o Atlético Sorocaba tentava alguma coisa em campo. Em um deles, aos 14 minutos, um cruzamento despretensioso de Jorge Preá, pela esquerda, quase resultou no gol de empate. A bola, desviada no meio do caminho em Ayrton, quase enganou o goleiro Fernando Prass e bateu no travessão antes de sair.
Sem se assustar com qualquer tentativa adversária, o Palmeiras mantinha maior posse de bola e buscava as jogadas pelas laterais para atacar. Em uma delas, aos 30 minutos, saiu o segundo gol. Em grande jogada individual, com direito a drible da vaca, Maikon Leite cruzou na medida para Henrique, que livre na área cabeceou para as redes.
No segundo tempo, o Atlético Sorocaba tentou ser mais atrevido, mas não fez muita coisa. Os lances mais perigosos foram de Da Silva, em um chute de longe defendido por Fernando Prass, e um contra-ataque criado em um erro de Barcos no meio de campo que Misael apareceu livre na frente do goleiro palmeirense e chutou a bola para fora.
Do lado alviverde, pouco também foi criado. Como em outras partidas, Maikon Leite teve suas chances, duas em um intervalo de sete minutos, e não conseguiu marcar o gol. Na primeira, aos 26, recebeu um passe de Henrique dentro da área e finalizou no lado de fora da rede. Na segunda, após cruzamento de Patrick Vieira, o atacante cabeceou e a bola bateu em William Simões quase em cima da linha.