O sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores, nesta sexta-feira (23), no Paraguai, colocou três times argentinos, dois equatorianos e um paraguaio no caminho dos seis brasileiros vivos na disputa.
O Palmeiras, equipe de melhor campanha na fase de grupos, enfrentará o Delfín, do Equador, que teve a segunda pior campanha entre os classificados e estava no mesmo grupo do Santos.
Esse será um confronto inédito para os palmeirenses. No histórico geral contra equatorianos, o time soma 10 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Em 10 jogos pela Libertadores, são 6 vitórias e 4 derrotas -o jogo de ida está marcado para o dia 25 de novembro, às 19h15 (de Brasília), no Equador, e o duelo de volta será no dia 2 de dezembro, às 19h15, no Allianz Parque.
Leia mais:
Antes presa fácil, rival gerou pipoca em Neymar com ajuda de 'brasileiros'
Seleção terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em jogo contra Venezuela
Corinthians nas cabeças e Z4 diferente agitam tabela das últimas 10 rodadas
Felipe Anderson terá chance rara no Palmeiras após vaias e bronca de Abel
Já o time comandado por Cuca, que teve a segunda melhor performance na fase anterior, terá pela frente outro equatoriano, a LDU, segunda colocada na chave que tinha River Plate e o eliminado São Paulo -o jogo de ida está marcado para o dia 24 de novembro, às 19h15 (de Brasília), em Quito, e o de volta será no dia 1º de dezembro, às 19h15, na Vila Belmiro.
Os santistas já encararam rivais do país 21 vezes. Venceram 11, empataram 4 e perderam 6. Em jogos contra a LDU foram 2 vitórias e 2 derrotas.
O primeiro mata-mata terá ainda três confrontos entre brasileiros e argentinos: o atual campeão Flamengo vai encarar o Racing, o Internacional duelará com o Boca Juniors e o Athletico pegará o River Plate.
O Grêmio enfrentará o Guaraní (PAR) e está do mesmo lado da chave que Santos (seu possível adversário das quartas), Flamengo e Internacional. Estes últimos podem se enfrentar na etapa seguinte se baterem os argentinos.
Já o Palmeiras poderá ter Jorge Wilstermann (BOL) ou Libertad (PAR) como eventuais adversários de quartas de final.
No sorteio, os 16 clubes classificados para o mata-mata foram divididos em dois potes. O único critério para definir o chaveamento foi de que os primeiros colocados deveriam enfrentar os segundos.
Os duelos de ida serão disputados na semana do dia 24 de novembro, e os de volta, na semana do dia 1º de dezembro. A segunda partida será na casa dos primeiros colocados dos grupos. A regra do gol fora de casa passa a valer nessa etapa.
Por ter conseguido a melhor campanha das chaves, o Palmeiras jogará o segundo duelo do mata-mata em seus domínios até as semifinais. A decisão será realizada em jogo único, inicialmente marcado para o Maracanã, em data a ser confirmada no início de 2021.
Antes de realizar o sorteio, a Conmebol fez uma homenagem a Pelé, que completa 80 anos nesta sexta. A confederação apresentou um vídeo com momentos importantes da carreira do brasileiro. Pelé conquistou a Libertadores duas vezes, em 1962 e 1963, pelo Santos.
SÃO PAULO ENCARA O LANÚS NA SUL-AMERICANA
Também nesta sexta-feira (23), a Conmebol realizou o sorteio da segunda fase da Copa Sul-Americana. O São Paulo, que disputará o torneio após ter sido eliminado da Libertadores como terceiro colocado do seu grupo, enfrentará o Lanús (ARG). O time brasileiro fará o jogo de volta em casa.
A competição tem 22 clubes classificados da primeira fase e outros dez vindos da Libertadores. O time tricolor não caía antes das oitavas de final da competição desde 1987. Naquele ano, não conseguiu classificação ao mata-mata em uma chave que tinha o Guarani e os chilenos Colo-Colo e Cobreloa.
Agora, os comandados de Fernando Diniz vão em busca do bicampeonato da Sul-Americana. Em 2012, a equipe paulista conquistou o troféu ao vencer o Tigre (ARG) na final. É a conquista mais recente do São Paulo, que vive um jejum de títulos nos últimos oito anos.
Outros dois brasileiros ainda estão na disputa deste ano. O Vasco pegará o Caracas (VEN) e o Bahia terá pela frente o Melgar (PER).
VEJA OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL DA LIBERTADORES:
Jogos de ida
Terça-feira, 24 de novembro
19h15 - LDU x Santos - Quito (EQU)
19h15 - Athletico x River Plate - Curitiba
21h30 - Racing x Flamengo - Buenos Aires (ARG)
Quarta-feira, 25 de novembro
19h15 - Delfín x Palmeiras - Manta (EQU)
19h15 - Independiente del Valle x Nacional - Quito (EQU)
21h30 - Inter x Boca Juniors - Porto Alegre
21h30 -: Libertad x Jorge Wilstermann - Assunção (PAR)
Quinta-feira, 26 de novembro
21h30 - Guaraní x Grêmio - Assunção (PAR)
Jogos de volta
Terça-feira, 1º de dezembro
19h15 - Santos x LDU - Santos
19h15 - River Plate x Athletico - Buenos Aires (ARG)
21h30 - Flamengo x Racing - Rio de Janeiro
Quarta-feira, 2 de dezembro
19h15 - Palmeiras x Delfín - São Paulo
19h15 - Nacional x Independiente del Valle - Montevideu (URU)
21h30 - Boca Juniors x Inter - Buenos Aires (ARG)
21h30 - Jorge Wilstermann x Libertad - Cochabamba (BOL)
Quinta-feira, 3 de dezembro
21h30 - Grêmio x Guaraní - Porto Alegre