Os funcionários que trabalham nas obras do Estádio Nacional de Brasília cruzaram os braços novamente na manhã desta quinta-feira. De acordo com o Consórcio Brasília 2014, responsável pela construção do local que será o palco dos jogos na capital federal na Copa do Mundo marcada para acontecer no Brasil daqui a menos de três anos, os operários foram liberados para que as negociações entre as partes fossem realizadas.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário do Distrito Federal e do Consórcio Brasília 2014 se reuniram na manhã desta quinta, mas ainda não há informações sobre o resultado das negociações.
Na última quarta, os operários já haviam paralisado as atividades para exigir melhores salários e condições de trabalho. Ao longo do dia, uma comissão formada por oito representantes dos trabalhadores e outros dois do sindicato passou a expor as reivindicações.
Durante as negociações, o consórcio concordou em dar adiantamento do salário aos trabalhadores até o dia 20, a partir de novembro, e melhorar as condições de alimentação no canteiro de obras.
Em nota, o consórcio "reitera que cumpre à risca a legislação trabalhista e as normas de segurança, conforme ficou atestado nas frequentes fiscalizações dos órgãos trabalhistas que o canteiro de obras recebe semanalmente".