O Olympique de Marselha assegurou o título do Campeonato Francês, nesta quarta-feira, com duas rodadas de antecedência, ao vencer o Rennes por 3 a 1, diante de sua torcida. Com a vitória, o time, que acumula três vice-campeonatos desde 1992, encerrou um jejum que durava 18 anos.
A equipe do brasileiro Brandão garantiu seu nono título nacional nesta quarta graças ao tropeço do vice-líder Auxerre, que foi derrotado pelo Lyon por 2 a 1, fora de casa. O Olympique soma agora 75 pontos e não pode ser mais alcançado por Lille e Auxerre, ambos com 67.
O time da casa garantiu o título com gols de Heinze, logo aos 4 minutos de jogo, Niang e Gonzalez, aos 30 e 32 da segunda etapa. Briand anotou o gol do Rennes, que estacionou na oitava colocação, com 52 pontos, sem chances de brigar por uma vaga nas competições europeias.
Jogando fora de casa, o Lille bateu o Toulouse por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança da tabela, dentro da zona de classificação para a Liga dos Campeões. Cabaye e Obraniak anotaram os gols do time visitante.
Já o Auxerre perdeu a chance de brigar pelo título e a segunda colocação, ao ser derrotado pelo Lyon, longe de sua torcida. Lisandro Lopez e Pjanic garantiram a vitória por 2 a 1, e a permanência da equipe na quarta colocação, com 65 pontos.
Também nesta quarta, o Bordeaux empatou com o Nice por 1 a 1, fora de casa, e ficou mais longe da vaga na Liga Europa. O brasileiro Wendel marcou o gol dos visitantes, que somam 61 pontos, três a menos que o rival Lyon.
O Paris Saint-Germain empatou com o Valenciennes por 2 a 2 e se manteve na zona intermediária da tabela, em uma campanha oscilante na temporada. Segue em 11.º lugar, com 47 pontos.
Completando a antepenúltima rodada do campeonato, o Saint-Étienne venceu o Boulogne por 1 a 0, enquanto o Montpellier bateu o Sochaux, por 1 a 0, fora de casa. O Nancy superou o Le Mans por 3 a 2, com o apoio de sua torcida. Lens e o lanterna Grenoble empataram por 1 a 1, enquanto Lorient e Monaco ficaram no 2 a 2.