Todas as obras de infraestrutura urbana para a Copa do Mundo de 2014, tanto em Curitiba quanto em outras cidades do Paraná, estão atrasadas e podem ficar prontas somente depois da realização dos jogos do torneio na capital. É o que revela o levantamento atualizado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre trabalhos nos empreendimentos do governo do Estado e da prefeitura de Curitiba para o mundial de futebol. Dados do levantamento foram divulgados nesta terça-feira (23).
Das obras previstas na capital na Matriz de Responsabilidades, assinada em 2010, uma delas – a reforma da Avenida Cândido de Abreu – não será feita, assim como o Corredor Metropolitano, previsto pelo governo do Paraná para cidades da região metropolitana de Curitiba.
A cidade ainda tem outras seis obras que foram iniciadas. Cinco estão atrasadas, segundo o relatório formulado pelo TCE, e uma delas está paralisada (a Extensão da Linha Verde Sul). Todas as obras atrasadas – corredor Aeroporto/Rodoferroviária, requalificação da Rodoferroviária, Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM), Avenida Salgado Filho – assim como a obra da Linha Verde Sul devem ficar prontas, segundo o TCE, somente depois do mundial.
Quanto às quatro obras do governo do estado que ainda estão em andamento, a parte do Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM) de responsabilidade do governo ainda não havia sido licitada até março de 2013. As demais também estão atrasadas, segundo o TCE.
O relatório completo sobre as obras estará disponível no site do TCE nesta quarta-feira (23).