Futebol

Novo líder, Mengo põe a mão na taça

30 nov 2009 às 08:53

Em uma 37.ª rodada cheia de emoção e mudanças na tabela de classificação com o decorrer das 10 partidas, a torcida do Flamengo termina o domingo em festa. O time carioca derrotou o Corinthians por 2 a 0, em Campinas, contou com o tropeço do São Paulo - derrota para o Goiás por 4 a 2, em Goiânia - e assumiu a liderança, com 64 pontos.


O resultado negativo em Goiás foi mais que desastroso para o clube tricolor paulista. Da primeira colocação, caiu para o quarto lugar, ficou mais distante do título - está dois pontos atrás do Flamengo - e ainda não garantiu a classificação à Copa Libertadores da América.


A segunda posição agora é do Internacional, que conseguiu uma vitória de virada sobre o já rebaixado Sport por 2 a 1, no Recife. Com a vaga na Libertadores garantida, o clube gaúcho chegou aos 62 pontos - ganha nos critérios de desempate sobre Palmeiras e São Paulo - e agora precisa vencer na última rodada - Santo André, em Porto Alegre - torce por um tropeço do Flamengo contra o seu rival Grêmio, no Maracanã.


A terceira colocação é do Palmeiras, que venceu o Atlético Mineiro por 3 a 1, em São Paulo. O destaque do jogo foi o meia Diego Souza, que marcou um belo gol do meio de campo. Já a equipe de Belo Horizonte não tem mais chances de classificação à Libertadores e viu seu rival Cruzeiro, que goleou o Coritiba por 4 a 1, o ultrapassar na classificação e ainda lutar por vaga na competição continental.


QUEDA - Na parte de baixo da classificação, o Náutico é o segundo clube rebaixado à Série B e faz companhia ao rival Sport. O time pernambucano, com 38 pontos, foi derrotado pelo Santo André por 5 a 3, no ABC paulista. Agora com 41, a equipe paulista segue com chances de evitar o rebaixamento, mas precisa bater o Internacional e torcer por derrotas de Coritiba e Botafogo.


Quem está na zona da degola é o Botafogo, derrotado pelo Atlético Paranaense por 2 a 0, em Curitiba. Com 44 pontos, o clube alvinegro carioca está empatado com o Coritiba - goleado pelo Cruzeiro - na pontuação, mas perde no número de vitórias (12 a 10).


Com um ponto a mais está o Fluminense, que finalmente deixou a zona de rebaixamento com uma goleada sobre o Vitória por 4 a 0, no Maracanã. Na última rodada, enfrenta o Coritiba, no Paraná, na briga direta para não cair.


Confira a 37.ª rodada do Campeonato Brasileiro:


Goiás 4 x 2 São Paulo


Corinthians 0 x 2 Flamengo


Sport 1 x 2 Internacional


Palmeiras 3 x 1 Atlético-MG


Cruzeiro 4 x 1 Coritiba


Santo André 5 x 3 Náutico


Fluminense 4 x 0 Vitória


Atlético-PR 2 x 0 Botafogo


Grêmio 4 x 2 Barueri

Avaí 2 x 2 Santos


Continue lendo