Futebol

Nome de Mané Garrincha é vetado pela Fifa em estádio

05 abr 2013 às 17:58

A Fifa já bateu o martelo e pediu a retirada do nome de Mané Garrincha do Estádio Nacional de Brasília durante as competições organizadas pela entidade, segundo noticiou nesta sexta o jornal Folha de S. Paulo. O procedimento é comum da Fifa em outros eventos como a Copa do Mundo. Algo semelhante aconteceu em 2006, na Alemanha, quando a Allianz Arena foi chamada de Arena Munique, por exemplo.

A regra será válida a partir da Copa das Confederações e só aparecerá o nome Estádio Nacional de Brasília, sem a homenagem a Garrincha, nas propagandas de divulgação do evento.


Em 2012, o governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, vetou uma lei distrital que batiza o estádio com o nome do ex-craque do Botafogo, mas os deputados estaduais derrubaram o veto. Porém, não deve haver problemas legais para o governo do DF, pois o governo enviou na semana passada um projeto de lei à Câmara Legislativa que inclui artigo para a troca do nome durante as competições Fifa.

O estádio de Brasília custou mais de R$ 1 bilhão e as obras de adequação para a Copa do Mundo devem ficar prontas no próximo dia 21 e receberá a abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho.


Continue lendo