Bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014, Nilton chegou ao Internacional no início da atual temporada com status de titular. Porém, sob o comando de Diego Aguirre, o volante não se encontrou. No primeiro semestre, principalmente nas disputas do Gauchão e da Libertadores, Nilton teve poucas chances entre os titulares.
A chegada de Argel Fucks, somada à saída de Charles Aránguiz, para o Bayer Leverkusen (ALE), Nilton voltou a ser importante no Internacional, inclusive marcando gols contra Vasco e Palmeiras . Nesta quarta-feira, na vitória sobre o Corinthians, Nilton foi mais uma vez titular. O jogador celebrou a retomada do bom futebol, que o consagrou no Cruzeiro e Vasco.
"A melhora, primeiro, foi na minha cabeça. Tive que mudar o meu modo de pensar, de achar que não poderia fazer certos lances. Pelo o que eu consegui conquistar até hoje, meu desempenho, potencial, não poderia deixar esses maus pensamentos tomarem conta. Treinei bastante, passei a ser obediente a algumas coisas. Consegui essa melhora radicalmente", disse Nilton no 'Seleção SPORTV', antes de completar:
"Com Aguirre, não consegui desempenhar um bom futebol. Sabia que tinha mais o que acrescentar. Fiz uma dupla boa com o Rodrigo Dourado. Tivemos sintonia muito rápido. O desempenho também vem do coletivo. Aí a individualidade aparece. Consegui resgatar o futebol que eu estava apresentando no Cruzeiro", completou.
A vitória sobre o Corinthians levou o Colorado aos 40 pontos. Na oitava posição, o time de Argel Fucks está somente um ponto atrás de Flamengo, Palmeiras e São Paulo, que ocupam a quarta, quinta e sexta colocação do Campeonato Brasileiro, respectivamente. No próximo sábado, às 18h30, o Internacional volta a campo pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo, no Beira-Rio, será contra o Figueirense.