A ideia do Santos de "burlar" o interesse dos gigantes clubes europeus e renovar o vínculo do craque Neymar por mais duas temporadas (ampliar o vínculo de 13 de julho de 2014 a 2016) parece que não será concretizada. Nesta quinta-feira, o diário catalão "Sport" afirma que a Joia não tem a pretensão de estender seu contrato.
Segundo o periódico, o desejo do atacante da camisa 11 é mesmo ir para a Europa para desenvolver seu futebol. O desembarque na Europa seria em Barcelona (ESP) no meio de 2013 ou só no meio de 2014, após o término da Copa do Mundo.
Por parte dos dirigentes santistas, o clima ainda é de otimismo. Recentemente, o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrígues, se reuniu com o pai de Neymar para tratar uma possível renovação. No fim do ano passado, o jogador não descartou uma renovação com o Alvinegro.
Nesta temporada, no entanto, a Joia tem adotado um discurso diferente em relação aos últimos anos. Após receber críticas do Rei Pelé e de parte da mídia, Neymar cogitou deixar o Santos no meio desta temporada.
Nos últimos meses, jornais espanhóis dão conta de que a equipe do atacante Lionel Messi já teria pago até um "sinal" aos santistas no valor de 10 milhões de euros (R$ 26,2 milhões), o que garantiria a preferência nas negociações. O acordo incluiria uma penalização no valor de 20 mi de euros, caso o Peixe resolvesse desistir do negócio e rompesse o contrato.