Pioneiro no uso da plataforma Google Arts&Culture no Brasil, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem quinze exposições virtuais para o público explorar gratuitamente e aprender mais sobre temas diversos do universo futebolístico.
A mostra mais recente é Pacaembu – o estádio monumento, uma homenagem aos 80 anos completados este ano de uma das arenas esportivas mais importantes do País. A resistência das mulheres que seguiram jogando bola mesmo quando a modalidade estava proibida no Brasil (entre 1941 e 1979), a história da camisa canarinho da Seleção Brasileira e a evolução das chuteiras são alguns dos outros temas abordados em mostras virtuais.
Como outras instituições paulistas, o Museu do Futebol está fechado desde o dia 17 de março como parte dos esforços de combate à propagação do novo coronavírus. Por isso, as exposições virtuais são uma das maneiras de manter a instituição cumprindo seu papel social de preservar e difundir a cultura. Desde o início da pandemia, o número de visitas às mostras virtuais quadriplicou.
As exposições partem de pesquisas realizadas pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e demais integrantes da equipe do Museu, que buscam informações e, principalmente, referências visuais – fotos, vídeos, imagens de jornais e revistas, cartazes ou objetos que ajudem a contar a história dentro do tema proposto. Muitas vezes, este trabalho inclui a digitalização ou fotografia de acervos físicos, que então passam a ser preservados também em um banco de dados. A proposta é sempre compor narrativas atraentes, que estimulem o público a explorar detalhes e, depois, explorar novas referências.
Confira a lista completa de exposições disponíveis:
Pacaembu – o estádio monumento
Mulheres, desobediência e resiliência
Celebre as Mulheres no futebol brasileiro
Lea Campos, a primeira árbitra
A "Michael Jackson”: Os primeiros chutes
A "Michael Jackson”: livre para jogar
A "Michael Jackson”: Seleção Brasileira e Europa
A "Michael Jackson”: o legado
Mário Américo: massagista das seleções
Estilo em campo: acessórios, cores e tecnologias na moda do futebol
Futebol de papel
O jogo e o povo
A Seleção em Poços de Caldas
A história da Camisa Canarinho: como o amarelo-ouro passou a vestir o Brasil
Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés
Sobre o Museu do Futebol
O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
Museu do Futebol na Internet
Jogos e conteúdo educativo:
Visita virtual Google Street View:
Google Art & Culture –
YouTube: