Futebol

Muricy estreia com vitória magra no Tricolor

13 set 2013 às 00:17

Não foi uma partida brilhante do São Paulo. Longe daquele time tricampeão do Campeonato Brasileiro que Muricy Ramalho treinou em sua última passagem pelo clube. Mas valeu a reestreia do treinador. Apesar de o bordão "trabalho" ainda não ter dado tempo de surtir efeito, o 1 a 0 no Morumbi, contra a Ponte Preta, na noite desta quinta-feira, veio em boa hora no nacional.

O Tricolor, que pegou uma Macaca fácil de ser batida, segue na zona de rebaixamento, na 18ª colocação. Mesmo assim, na base da empolgação do ídolo e novo comandante, respira na competição nacional. Com mais uma vitória na próxima rodada, tem chances de deixar o grupo dos quatro últimos.


A saga do Tricolor no segundo turno do Brasileirão começou a mil por hora. Mais ligado no jogo do que de costume, os são-paulinos cansaram de criar chances nos primeiros 45 minutos. Se mostrando tensos na hora de decidir, no entanto, os atacantes não conseguiam colocar para dentro.


Luis Fabiano e Wellinton tiveram as melhores chances. E não foram uma ou duas. Bola para fora, defesa do goleiro Roberto, zagueiro travando a finalização... Nada dava certo.


A Ponte Preta, fechadinha e sem velocidade para contra-atacar, assustou em uma cabeçada de Willian e só. Maicon e Ganso, com toques precisos, dominaram o meio de campo. Porém, faltava mais movimentação para achar espaço. A dupla esteve sempre bem marcada.


O São Paulo de Muricy iniciou a partida no 4-4-2, mas, em vários momentos, com Rodrigo Caio recuado para zaga, passou para o 3-5-2. Apesar da liberdade para subir ao ataque, Reinaldo e Caramelo pouco fizeram. O nervosismo de um time grande que luta contra o rebaixamento falou mais alto na primeira etapa. Era hora de esfriar a cabeça antes de voltar do intervalo.


A pressão exercida pelo São Paulo teve sua recompensa logo aos dois minutos do segundo tempo. A Macaca deu mole na marcação e, após uma enfiada de bola de Paulo Henrique Ganso, Luis Fabiano colocou para o fundo da rede. O gol tirou um peso das costas do time do Morumbi.


A torcida cresceu com a equipe, que continuava pressionando os campineiros na defesa. Os visitantes quase não passaram do meio de campo nos dez primeiros minutos. Nem um lampejo de reação ponte-pretana aparecia no Morumbi.


O tempo foi passando e a "vontade" ofensiva do São Paulo foi ficando menor. Mesmo assim, o meio de campo ficou com a bola e passou a cozinhar a partida. Toque aqui, toque lá... E a Ponte nada de reagir. Tirando um cruzamento ou outro, Rogério Ceni foi praticamente um expectador dentro das quatro linhas.

Apesar de uma insistência maior da Macaca no fim, a reestreia de Muricy foi positiva. Mais três pontos e a luta continua.


Continue lendo