Futebol

Montoya vence pela primeira vez no ano

10 jul 2005 às 20:27

O colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, obteve neste domingo a sua primeira vitória na temporada deste ano na Fórmula 1, no GP da Inglaterra, em Silverstone. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, ficou em segundo e manteve a liderança do Mundial, com 77 pontos, 26 a mais que o finlandês Kimi Raikkonen, que outra vez teve grande atuação e levou sua McLaren à terceira posição após ter largado em 12º, devido a uma punição por troca de motor.

Completaram o grupo dos oito pilotos que pontuaram em Silverstone o italiano Giancarlo Fisichella (Renault), em quarto lugar; o britânico Jenson Button (BAR), em quinto; o alemão Michael Schumacher (Ferrari), em sexto; o brasileiro Rubens Barrichello (Ferrari), em sétimo; e o alemão Ralf Schumacher (Toyota), em oitavo. O brasileiro Felipe Massa, da Sauber, completou a corrida na décima colocação, a uma volta do vencedor.


Montoya fez excelente largada assumiu a ponta depois que as luzes vermelhas se apagaram. Pole, Alonso caiu para a segunda colocação, seguido por Button e Barrichello, que ganhou a quarta posição de Trulli. Já Raikkonen subiu de 12º para oitavo após a largada. Ainda no início, o safety-car teve de entrar na pista porque a BAR de Takuma Sato ficou parada na entrada da reta dos boxes antes mesmo da largada e não pôde se retirada até o fim da primeira volta.


Dos líderes, Barrichello foi o único a adotar uma estratégia de três reabastecimentos, mas, mesmo com o carro mais leve, não conseguiu passar Button. Já Fisichella começou a prova com mais gasolina e superou Barrichello e Button após a primeira rodada de paradas. Quem também fez seu primeiro pit-stop tarde foi Raikkonen. O finlandês ficou preso atrás de Schumacher e Jarno Trulli (Toyota) no início da corrida, mas subiu na corrida após seu reabastecimento.


Após a sua primeira parada nos boxes, Montoya começou a abrir vantagem sobre Alonso e Fisichella, mostrando o excelente rendimento de sua McLaren. Enquanto isso, Raikkonen também se recuperava e fazia tempos melhores até que o dos líderes. À certa altura da prova, Raikkonen e Montoya fizeram seguidamente as melhores voltas da corrida. O ritmo de Kimi era tão forte que ele chegou rapidamente em Button e passou o inglês após a última parada de ambos.


Já Barrichello, com a tática de três paradas, não conseguiu nada melhor que a sétima posição, atrás de Schumacher. Felipe Massa, por sua vez, cumpriu o planejado e foi um dos últimos a fazer o primeiro reabastecimento. Com essa estratégia, o brasileiro ganhou posições ao longo da corrida, mas não conseguiu um lugar na zona de pontuação. Pelo menos, Massa terminou quatro posições à frente do companheiro de equipe Jacques Villeneuve.

No seu segundo reabastecimento, Fisichella deixou o motor de seu carro apagar e deu de graça a terceira posição para Raikkonen, que, como no GP da França, acabou perdendo apenas dois pontos em relação a Alonso na briga pelo título. Já o espanhol, depois do segundo e último pit-stop, chegou a esboçar uma pressão sobre Montoya, mas, ao perceber que não tinha ritmo para ultrapassar o colombiano, se conformou com o segundo lugar.


Continue lendo