Uma das características do Londrina nos últimos anos é a força do seu sistema defensivo. Desde a chegada do técnico Cláudio Tencati, a equipe alviceleste registra a defesa menos vazada nas quatro últimas edições do Campeonato Paranaense, com exceção do estadual 2014, quando teve a segunda melhor marca. O Tubarão teve ainda a melhor defesa na Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado e a segunda melhor marca na Divisão de Acesso em 2011.
O retrospecto não se altera na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro deste ano. Em quatro partidas foram apenas dois gols sofridos, o que já resulta a defesa menos vazada, ao lado do Juventude, levando em consideração as 20 equipes que disputam a competição. De acordo com o zagueiro e capitão Dirceu, os números são mais uma vez positivos em virtude da manutenção do elenco.
"É uma equipe que mantém sua base faz muito tempo e, por conta das poucas trocas na defesa, entrosamento melhora a cada rodada e a cada competição. A nossa postura também é no sentido coletivo, já que os meias e os atacantes estão sempre voltando para marcar, o que facilita muito para quem está lá atrás. Ou seja, no meu caso, é o final do processo defensivo, graças ao espírito guerreiro e de luta de todos", apontou.
Além do sistema defensivo, Dirceu enaltece a posição do LEC na tabela de classificação. Líder isolado do grupo B com 10 pontos, o Tubarão conquistou três vitórias em quatro jogos. Segundo ele, o bom momento oferece tranquilidade para dar sequência na competição. "Esperado porque desde o início era o nosso objetivo. Trabalhamos durante a pré-temporada para construir uma vantagem neste início, até para não ter qualquer tipo de pressão, nessas duas semanas cheias que teremos sem jogos", destacou.
O próximo compromisso alviceleste está marcado para o dia 28 de junho, às 11h, diante do Brasil de Pelotas. A partida será realizado no estádio do Vale, localizado na cidade de Novo Hamburgo, interior do estado do Rio Grande do Sul (RS).