Após o vice-campeonato em 2002 e a vitória em 2003, o brasileiro Marilson Gomes dos Santos sagrou-se bicampeão da Corrida de São Silvestre, em sua 81ª edição. Na tarde deste sábado, nas ruas de São Paulo, o atleta cruzou a linha de chegada no tempo de 44min21s deixando para trás o queniano Robert Cheruiyot, campeão do ano passado, que terminou a prova na segunda colocação, com 45min17s.
A terceira colocação ficou com o queniano Patrick Ivuti, seguido do brasileiro Rômulo Wágner. Com o resultado, brasileiros e quenianos estão agora com o mesmo número de vitórias na prova mais importante do Brasil, com nove para cada lado. Após 20 anos de espera, Marilson deu ao Brasil um bicampeonato, já que o último havia sido conquistado por José João da Silva, vencedor em 1980 e 1985.
Durante praticamente toda a prova, o brasileiro e o queniano duelaram pela primeira posição, mas faltando apenas 5km para o fim, Marilson disparou na frente e não deu chances para Cheruiyot. Na ocasião, o melhor brasileiro mais bem colocado foi Clodoaldo Gomes da Silva, que terminou em quinto. Cheruiyot também venceu a corrida em 2002.
Antes da prova deste sábado, Cheruiyot havia apontado dois adversários como os mais fortes na prova de 15 quilômetros de extensão: o próprio Marilson dos Santos e Franck Caldeira, vencedor da Maratona de São Paulo naquele ano.
Para conseguir o bom rendimento na prova deste sábado, Marilson treinou na altitude de Campos do Jordão por mais de um mês. O brasiliense radicado em Santo André vem de cinco vitórias consecutivas. A última aconteceu na São Silveira, no dia 17 de dezembro, em Barueri.