Futebol

Maratona de Curitiba será no próximo final de semana

13 nov 2000 às 09:43

No próximo domingo, cerca de dois mil atletas de vários países devem participar da 4ª Maratona Internacional Ecológica de Curitiba. A prova é a segunda do país no calendário da International Athletic Amateur Federation (IAAF), que inclui as principais maratonas do mundo, como a de Nova Yorque e a de Berlim.

Este ano, o trajeto da maratona recebeu alguns ajustes para tornar a prova mais técnica e também passar pelos principais pontos turísticos da cidade. Os corredores darão a largada no Parque Barigui, às 7h45, e a chegada será na Pedreira Paulo Leminski, passando pela Torre da Telepar, Fonte de Jerusalém, Praça do Japão, Teatro Paiol, Centro Cívico e Parque São Lourenço. O tempo máximo para a conclusão da prova é de 5h30.


Por causa do grande número de subidas e descidas a prova continua sendo considerada uma das mais difíceis do país. Ao longo do trajeto, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer manterá 14 pontos para distribuição de água, dois para entrega de frutas, dois para entrega de isotônicos, além do tanque com duas mil esponjas, na altura do Teatro Paiol, para completar a hidratação dos atletas.

A maratona de Curitiba foi realizada pela primeira vez em 97, mas só no ano passado passou a fazer parte do calendário internacional da IAAF. Segundo o coordenador da prova, Eduardo Catto Gallina, com a mudança do trajeto houve nova aferição da Confederação Brasileira de Atletismo para garantir que a distância seja exatamente a oficial de 42.195 metros.


Continue lendo