A Maratona Aquática 24 horas de Curitiba, que aconteceu neste fim de semana, arrecadou cerca de quatro toneladas de alimentos, roupas, equipamentos de informática e material escolar. O evento, promovido por atletas em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, é uma contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Curitiba. Os donativos serão encaminhados ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.
"A Maratona foi um sucesso em participação de atletas e doações. O mais importante é que o evento reuniu o esporte, um instrumento de formação do indivíduo, e a solidariedade", afirma o prefeito Beto Richa. Participaram da competição 429 atletas de 14 equipes.
"Todo o material arrecadado na competição será repassado para a Fundação de Ação Social atender a população carente, com a doação de comida, roupas, brinquedos e eletrodomésticos", afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin. Foram coletados 1.413 quilos de alimentos, 1.368 quilos de agasalhos, livros e brinquedos e 1.117 quilos de equipamentos de informática, eletrodomésticos e outros equipamentos.
A equipe vencedora foi a Cássio Ricci Natação Masters, seguido pelo Paraná Clube, Academia Nado Livre e equipe Secretaria Municipal de Esporte e Lazer/Luciano D’Agostini.
Participaram da competição as equipes do Clube Curitibano, Paraná Clube (com duas equipes), Círculo Militar do Paraná, Cássio Ricci Natação Masters, Academia Nado Livre, Studio Corpo Livre, Cabral Natação & Fitness, Academia Gustavo Borges, Universidade Federal do Paraná, Dom Bosco, Academia Amauri Fidelis, WS Wood Saldanha, Academia H20 e a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer/Luciano D’Agostini.
O coordenador do evento, Luciano D’Agostini, afirmou que a Maratona tem crescido a cada ano. "O evento surgiu da necessidade de estabelecer a contrapartida de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte, que unisse o lado social com a prática esportiva. Agora, mobiliza mais de duas mil pessoas na cidade", explica.