A decisão de Dorival Junior de não poupar jogadores na Copa do Brasil ou no Campeonato Brasileiro começa a trazer problemas para o Santos. O meia Lucas Lima e o atacante Gabriel se queixaram de dores musculares após a partida contra o Internacional e terão de ser submetidos a uma carga de exercícios reduzida para poderem se recuperar a tempo do jogo de quinta-feira, contra o Figueirense, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Após a vitória por 1 a 0 em Florianópolis, o Santos tem a vantagem do empate no Pacaembu para garantir vaga nas semifinais. A expectativa da torcida é grande em torno da partida e são esperados mais de 30 mil torcedores presentes ao estádio.
Apesar da boa fase da equipe no Campeonato Brasileiro, o Santos vê na Copa do Brasil a chance de garantir vaga na Copa Libertadores do próximo ano. Se confirmar o favoritismo, a equipe enfrenta o vencedor do confronto entre São Paulo e Vasco nas semifinais.
Além de recuperar Lucas Lima e Gabriel, o Santos terá os retornos do zagueiro David Braz e do atacante Ricardo Oliveira diante do Figueirense. Os dois não participaram da vitória sobre o Inter porque estavam suspensos.