Ronaldo está contando nos dedos o dia para voltar a jogar pelo Corinthians. Feliz, apesar de visivelmente acima do peso, o Fenômeno fez questão de anunciar em seu Twitter quando volta. "Galera, boa tarde. Já treinamos hoje (sexta, pela manhã). Não vou jogar contra o Flamengo (no domingo). A ideia é voltar contra o Avaí. Abraços." Seu retorno será, portando, daqui a uma semana, dia 15, em Florianópolis, após 98 dias tratando de lesão muscular na panturrilha direita.
"A evolução (do Ronaldo) foi boa nessas duas semanas, mas precisamos ter alguns cuidados. Vamos ver se levamos para participar de 45 minutos contra o Avaí", afirmou o técnico Adílson Batista. "Vamos trabalhar para que ele esteja em condição, que consiga suportar tudo aquilo que achamos ser importante."
O jogador vem trabalhando forte. No treino de ataque contra defesa, quinta-feira, por exemplo, deu um baile no zagueiro reserva Renato e fez belos gols. Mas segue mostrando cansaço no fim das atividades, pelo longo período de inatividade.
Por isso, é quem determina quando não aguenta mais. Com gesto, diz a hora de parar. Treinando sempre com agasalhos e casacos para perder mais líquido e, consequentemente, peso, não esconde, contudo, a vontade de estar em campo.
Seu último jogo foi no dia 9 de maio, no Pacaembu, na estreia do Brasileiro. Em cobrança de pênalti, garantiu a virada sobre o Atlético-PR, por 2 a 1. "Estou otimista. Essa lesão que tive é complicada, mas estou bem melhor e vamos ver se dá para jogar a próxima partida", disse à Band.
Roberto Carlos faz coro para a volta do amigo. "Um jogador único no mundo. Quando pega mano a mano, pode estar 200 quilos acima do peso que sempre vai para cima, dribla e chuta", disse.