O londrinense Walter Bussadori (Agro 100), 48 anos, conseguiu completar o percurso do Rally Internacional dos Sertões. Após três tentativas frustradas, o empresário finalmente chegou ao final dos 4.776 quilômetros do principal rali da América do Sul, na edição encerrada na última sexta-feira, em Salvador. Bussadori terminou em 4º lugar na categoria Marathon das motos. Na classificação geral, ele ficou em 24º lugar entre 93 participantes.
Bussadori lembra que na primeira participação, em 2004, o motor da moto apresentou problemas. Nos dois anos seguintes, ele sofreu acidentes que impediram sua continuidade na prova. Mas, dessa vez, os pequenos problemas não chegaram a afetar seu rendimento. ''Depois de tantos problemas, nesse ano deu tudo certo. Foi uma emoção muito grande chegar ao final'', ressalta o piloto, que competiu com uma moto Suzuki DR 400.
Segundo o empresário, os participantes foram unânimes em afirmar que essa edição foi a mais difícil dentre as 15 já realizadas. ''O trajeto escolhido exigiu muito de todos. Além disso, o nível técnico estava muito alto, já que vários pilotos participam todos os anos do Rally Dakar, o principal do mundo''.
Dentre os participantes estava o francês Cyril Despres, vencedor do Sertões em 2006 e bicampeão do Dakar. Porém, o vencedor entre as motos foi o brasileiro José Hélio, que conquistou seu terceiro título.
Agora que sentiu o gosto de terminar o rali, Bussadori pretende voltar no próximo ano. ''Se depender da família, eu não participo mais. Porém, minha vontade é muito grande de participar em 2008. Vou esperar mais um pouco para decidir'', frisou.
O empresário fez questão de ressaltar o trabalho de três pessoas de sua equipe de apoio: o filho Rodrigo, o cunhado Paulo e o mecânico Armando. ''Eles trabalharam muito para que eu chegasse a Salvador'', concluiu.