O Londrina garantiu a liderança do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (27), o Tubarão venceu o Madureira por 1 a 0, no estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 18ª e última rodada da fase de classificação. Com o resultado, o alviceleste somou 34 pontos, enquanto o time carioca estacionou aos 13 pontos. O único gol da partida ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo e foi anotado por Rafael Gava.
O Londrina enfrentará o Confiança, de Sergipe, no duelo direto por uma vaga na Série B em 2016. Saiba mais sobre o adversário clicando aqui.
O JOGO – Com a classificação garantida após a vitória diante do Tupi, por 3 a 0, no Café, na penúltima rodada, o zagueiro Sílvio, os volantes Diogo Roque e Germano e o meia Zé Rafael forçaram o terceiro cartão amarelo. Além deles, o atacante Edmar e o lateral-esquerdo Paulinho foram poupados pela comissão técnica. Desta forma, o Londrina optou por entrar com um time com quatro titulares Vítor e Matheus (que retornaram após suspensão), o meia Rafael Gava e o atacante Bruno Batata. O Londrina contou ainda com Maicon, Luisão, Jardiel; Jumar, Ítallo, Netinho e Quirino.
Após o apito inicial, o Londrina encontrou muita dificuldade de superar a marcação do Madureira. A equipe carioca, por sua vez, aproveitou sua despedida na Série C para pressionar o Tubarão. Aos 16 minutos, após cobrança de falta de Ramon, a bola bateu no travessão do goleiro Vítor e, no rebote, Igor desviou e mandou longe do gol alviceleste. Aos 36, Ramon em nova cobrança de falta obrigou Vítor a fazer excelente defesa para evitar o gol do time carioca.
No segundo tempo, o Londrina soube do resultado parcial da vitória do Brasil de Pelotas por 2 a 0 diante do Tupi e, com a primeira colocação garantida, o comandante Cláudio Tencati tirou Bruno Batata e colocou Patrick. O jogo continuou fraco e, aos 11 minutos, o Madureira teve a chance de abrir o marcador com Júlio César mas parou na defesa de Vítor. Na sequência do lance, após cruzamento, João Carlos desviou e a bola passou rente da trave alviceleste.
Aos 13, Tencati colocou Vitinho no lugar de Quirino. Logo depois Bruno Reis mudou o Madureira e tirou Arlei e Igor e colocou Thiago Xavier e Gustavo, respectivamente. Aos 27, Vitinho arriscou e a bola passou muito perto do gol de Jonantan. Aos 29, Neílson entrou no lugar de Netinho e, aos 38, entrou Lucas no lugar de Júlio César. Apesar das mudanças, a partida continuou fraca e quando o fim da partida se aproximava o Londrina abriu o marcador.
Aos 42 minutos, Rafael Gava recebeu passe de Vitinho e balançou as redes do goleiro Jonantan, decretando a vitória alviceleste no Rio de Janeiro na partida de número 150 do treinador Cláudio Tencati a frente do Londrina.