Futebol

Londrina perde, Coritiba vence e Paraná só empata

28 fev 2005 às 09:14

Nacional vence o Londrina por 2 a 0

Com uma atuação fraca, principalmente no meio- campo, o Londrina Esporte Clube (LEC) perdeu ontem para o Nacional por 2 a 0, no Estádio Erick George, em Rolândia, e deixou escapar a oportunidade de encostar nos líderes do Grupo B do Campeonato Paranaense. O time do técnico Itamar Bernardes foi dominado durante toda a partida. Os atacantes Nelmo e Gil (ex-LEC) construíram o placar para a equipe rolandense, treinada por Dirceu Mattos.


O início do jogo foi de muita marcação. O Nacional marcava com competência. Principalmente o meio-campo Fábio Lopes, que foi a sombra de Nem, responsável pela criação das jogadas de ataque do Tubarão. O meia Marcos Cruz também não conseguia criar. Com o jogo truncado, os goleiros Vilson, do Londrina, e Serginho, do Nacional, abusaram dos chutões para a frente.


O gol saiu somente em uma jogada de bola parada. Em um ataque pela direita, o zagueiro Rodrigo, do Tubarão, parou o meia Eduardo com falta. O cruzamento do lateral Willian atravessou zou toda a área. O baixinho Nelmo, sozinho, só teve o trabalho de fazer de cabeça, aos 23 minutos da primeira etapa. Foi o primeiro gol dele na competição.


A desvantagem no placar não fez o Londrina mudar de postura. O time insistia nos lançamentos para os atacantes Anderson e Alex Paulista, sem sucesso. O Nacional assustava no contra-ataque. No intervalo, Dirceu de Matos fez o diagnóstico da partida e ''previu'' o resultado. ''As duas equipes se respeitaram bastante, com forte marcação. Temos que melhorar o aproveitamento nos contra ataques para ampliar o placar'', avaliou.


Por outro lado, Itamar Bernardes mexeu no time no intervalo. Ele trocou a dupla de ataque. Anderson e Alex Paulista saíram para a entrada de Juari e Bolão, que deram maior mobilidade na frente, mas a desorganização do meio-campo persistia. ''Meu pensamento foi colocar dois jogadores rápidos na frente, mas o time não colocou a bola no chão'', lamentou Bernardes.


Aos 10 minutos, o Nacional ameaçou. O lateral Willian bateu uma falta no travessão do goleiro Vilson. Cinco minutos depois, uma das melhores jogadas do Tubarão. Uma triangulação entre Juari, Nem e Fabinho terminou com um chute perigoso para fora do lateral esquerdo. Aos 17, o Londrina reclamou pênalti em uma falta na entrada da área sobre Juari. Nem bateu no ângulo direito de Serginho, que fez bela defesa.


O lance que decidiu o jogo aconteceu aos 26 minutos. O zagueiro Rodrigo parou o contra-ataque de Eduardo, do Nacional, com falta, e foi expulso. Com uma cobrança perfeita, Gil acertou o ângulo esquerdo de Vilson e marcou o sexto dele na competição. Com um homem a mais, o time de Rolândia administrou a vantagem. Gil ainda teve tempo de chutar uma bola na trave. Juninho e Marco Aurélio desperdiçaram o rebote. Nos últimos instantes, um lance para cada lado. Nem perdeu cara a cara com Serginho e a arbitragem anulou um gol de Eduardo, que fez de cabeça.



Coritiba vence e dispara; Paraná só empata
O Coritiba venceu o Adap por 1 a 0, enquanto o Paraná empatou por 1 a 1 com o União Bandeirante, na tarde deste domingo, pela terceira rodada do returno da primeira fase do Campeonato Paranaense.
Com um gol contra de Silas, aos 40min do segundo tempo, o Coritiba disparou na liderança do Grupo A, com 21 pontos. O Adap, que ficou com seus 16, perdeu ainda a vice-liderança.


O segundo colocado do grupo passou a ser o Cianorte, que empatou com o Roma por 3 a 3 e chegou a 16 pontos. O Roma chegou a 15 pontos e tem a quarta colocação.


Já o Paraná, com 11 pontos na quinta posição, precisa agora vencer os quatro jogos que restam para se classificar à próxima fase. O União Bandeirante, com nove pontos, é o vice-lanterna.


O Engenheiro Beltrão, que passou pelo Rio Branco por 1 a 0, é o lanterna, com nove pontos, mas pior saldo de gols do que o União Bandeirante. Com 11 pontos, o Rio Branco caiu da quinta para a sexta colocação.


Pelo Grupo B, o Malutrom venceu o Iraty por 2 a 0, mas segue na vice-lanterna, com apenas nove pontos. O Iraty, que perdeu a chance de alcançar o atlético-PR na liderança, segue na segunda colocação, com 18.


Com informações da Folha de Londrina e LANCEPRESS!


Continue lendo