O Londrina terminou a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro invicto. Na tarde deste domingo (14), em Blumenau, o Tubarão empatou em 1 a 1 diante do Metropolitano, pela nona rodada do Grupo A8 da competição nacional e, com a igualdade no marcador, o Londrina somou 18 pontos em oito jogos – cinco vitórias e três empates.
O Metropolitano, por sua vez, chegou aos 9 pontos. Na última rodada, o Londrina folgará enquanto o time catarinense terá pela frente o Boavista, no domingo, dia 21, no Rio de Janeiro. O Penapolense, que também busca uma vaga na próxima fase do certame, enfrentará o Pelotas, na mesma data, no interior paulista.
"Nosso primeiro objetivo era passar para a outra fase em primeiro e conseguimos. Agora é aguardar o nosso adversário nas oitavas e, por isso, precisamos focar nos treinamentos nas próximas duas semanas pois vamos em busca de uma vaga na Série C", afirmou Léo Maringá em entrevista à Rádio Paiquerê.
O JOGO
Na última partida desta primeira fase da Série D, o Londrina teve cinco desfalques: os volantes Bidia e Diogo Roque e o atacante Bruno Batata se recuperam de lesão. O meia Celsinho ficou de fora por ter recebido o terceiro amarelo e, por fim, Davi Ceará, cumpriu suspensão imposta pelo STJD por conta da expulsão no empate em 1 a 1 contra o Boavista, no Café.
Com os desfalques, o Londrina foi pressionado pelo Metropolitano. Aos 16 minutos, Tozin arriscou e Vítor conseguiu salvar o Tubarão. Aos 24, após cruzamento pela direita, Tozin desviou e a bola passou por cima do gol de Vítor. Três minutos depois, após cobrança de falta, Júnior Fell cabeceçou e a bola passou muito perto do gol alviceleste.
O Tubarão levou perigo ao gol adversário somente aos 30 minutos. Em contra-ataque, Paulinho chutou forte e Dida fez boa defesa. Aos 38, Allan Vieira recebeu amarelo depois de cometer falta e, como estava pendurado, desfalcará o Tubarão na primeira partida das oitavas de final. Além do lateral, o goleiro Vítor e o volante Anderson também receberam amarelo.
No segundo tempo, o Londrina começou melhor, no entanto, não conseguiu traduzir em perigo ao gol de Dida. Aos 5 minutos, Hiroshi arriscou de longe e a bola passou perto do gol de Vítor. Sem brilho e sem objetividade, Cláudio Tencati, aos 15 minutos, resolveu mudar o Londrina e tirou Hiago e entrou Madison.
Aos 19, Carlos Aberto chegou na cara de Vítor e o goleiro do Londrina salvou o alviceleste, no entanto, no rebote, Anderson cometeu falta em cima do jogador do Metropolitano e a arbitragem anotou pênalti para o time da casa. Na cobrança, Alessandro bateu com categoria e abriu o marcador para a equipe catarinense. Após o gol, Pingo mudou o Metropolitano e saiu Alessandro e entrou Giovani.
Aos 29 minutos o Londrina empatou após falha de Dida. Após lançamento, o goleiro do Metropolitano saiu para fazer a defesa, no entanto, Paulinho conseguiu aproveitar a bobeira do camisa 1 e desviou para igualar o marcador em Blumenau.
Depois do empate, Tencati sacou Anderson e Paulinho colocou Guilherme e Mateus. Pelo time casa, Pingo colocou Tales e Laércio nos lugares de Tozin e Hiroshi. Aos 39, Léo Maringá fez cruzamento e Mateus, sozinho dentro da área, desviou e perdeu um gol incrível.
No restante do confronto, o Metropolitano pressionou o Londrina em busca do resultado favorável, entretanto, não conseguiu balançar as redes. No final, empate de 1 a 1.