E a principal competição de categorias de base do país terá a volta do Londrina Esporte Clube em 2017. A Federação Paulista de Futebol (FPF) convidou o clube a disputar a 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do próximo ano e o clube confirmou sua participação após oito anos de ausência.
Segundo o técnico da categoria Sub-19, Zé Roberto Zacarias, é uma oportunidade única. "Eu acredito muito na nossa equipe e converso diariamente com os atletas, pois uma competição como a Copa São Paulo é uma vitrine muito boa para todos que aqui estão. A oportunidade para os nossos atletas disputarem uma competição como essa, mostrarem o seu potencial e terem a oportunidade na equipe profissional é única e eles têm que aproveitar", afirmou.
A última participação do Londrina Esporte Clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior foi em 2009, onde a equipe ficou em Barueri, e enfrentou o CRB (AL), Grêmio Barueri (SP) e São José (RS), sendo derrotada nas três partidas, pelos placares de 2 a 0, 4 a 2 e 8 a 3, respectivamente. A participação naquele ano, aconteceu duas temporadas antecedentes ao início da gestão Sérgio Malucelli a frente do clube.
De acordo com o supervisor das categorias de base, João Severo, a crescente que o clube teve nos últimos anos, entre categorias de base e futebol profissional, alimenta ainda mais a expectativa de um bom torneio. "A crescente das categorias de base do Londrina é excelente nos cinco primeiros anos da gestão: nas edições do Campeonato Paranaense, fomos campeão estadual em uma oportunidade e vice em outras quatro, além disso, em 2013 e 2014 chegamos as oitavas de final da Taça BH, outra competição muito importante no cenário nacional. Com isso, nosso objetivo neste torneio, é mostrar essa evolução do Londrina nos últimos anos e também revelar bons jogadores para servirem a categoria profissional do clube na temporada de 2017", afirmou.
A principal competição de base do país tem seu início previsto para o dia 2 de janeiro e término no dia 25, aniversário da capital paulista. O sorteio dos grupos e o chaveamento das cidades sedes serão definidos em arbitral ainda sem data prevista pela Federação Paulista de Futebol, organizadora do evento.