Fechar o primeiro turno com vitória, evitar uma cobrança exagerada no elenco e ter tranquilidade para trabalhar durante a pausa da Série B. São as metas que o Londrina coloca em campo diante do Bragantino, às 19h15 desta terça-feira (2), no Estádio do Café. E elas só serão atingidas se o time voltar a vencer diante do torcedor.
Com os três pontos, o alviceleste fecharia a metade do Brasileiro com 28 e seguiria próximo aos primeiros colocados, situação que daria tranquilidade para o time no returno. Um novo tropeço em casa, porém, deixará o LEC na parte de baixo da tabela e, perigosamente, perto da zona do rebaixamento. O Tubarão ocupa a nona colocação, com 25 pontos. O Bragantino é o 16º, com 20.
Vencer no Café não tem sido uma tarefa das mais fáceis para o Londrina. Nos últimos quatro jogos, o time acumula uma vitória, dois empates e uma derrota. A última vitória foi no dia 28 de junho, quando ganhou do Brasil de Pelotas por 1 a 0.
Para o técnico Claudio Tencati a equipe precisa voltar a ter um melhor aproveitamento em casa. "Tivemos um empate que realmente não poderia. Ser forte no Café é um princípio importante e precisamos retomar isso como foi em outras competições", apontou o treinador alviceleste.
Depois da derrota em Florianópolis, Tencati exigiu muito dos meias ao longo dos treinamentos e cobrou que o time precisa ser mais criativo e oferecer mais situações de gols aos atacantes. Uma das apostas do técnico para melhorar a produção é a volta de Rafael Gava, que estava suspenso no jogo com o Avaí.
"O nosso maior problema continua sendo melhorar a criatividade. Precisamos entregar melhor a bola, com mais qualidade. E isso cabe, principalmente, aos jogadores que trabalham atrás dos atacantes", ressaltou.
Quem também volta ao time é o zagueiro Luizão, após cumprir suspensão. Com uma contratura muscular nas costas, Jumar está fora do jogo. Anderson permanece entre os titulares. Na lateral-esquerda, Paulinho ganhou a concorrência com Léo e terá mais uma chance de começar jogando.
O artilheiro Keirrison admitiu o incômodo pelos resultados ruins do time perante o torcedor e cobrou mais ousadia da equipe. "Temos que continuar atacando os adversários e buscar criar mais jogadas. É melhor errarmos jogando para frente do que para trás. Temos que correr este risco e não temos feito tanto isso", afirmou o autor de cinco gols na competição. Mais uma vez, K99 terá a companhia de Jô. Já Itamar, com dores no púbis, foi vetado pelo departamento médico.
O Bragantino não terá o seu principal atacante no jogo de hoje. Rafael Grampola, que tem três gols na Série B, sofreu uma lesão muscular na vitória contra o Bahia e está fora da partida. Eliandro será seu substituto. A equipe paulista melhorou o seu aproveitamento após o retorno do técnico Marcelo Veiga. Nas últimas seis partidas foram três vitórias, duas derrotas e um empate. O treinador, porém foi expulso no sábado, e não poderá comandar o Braga no Café. A novidade no time será a escalação do meia Rivaldo, que já atuou no Palmeiras, e que marcou o gol da vitória no confronto contra o tricolor baiano.
Em Londrina
Londrina: Marcelo; Igor, Luizão, Everton Sena e Paulinho. Germano, Anderson, Rafael Gava e Zé Rafael. Jô e Keirrison. Técnico: Claudio Tencati
Bragantino: Felipe; Alemão, Edinei, Eder Lima e Bruno Pacheco. André Rocha, Daniel Pereira, Rivaldo e Tartá. Erick e Eliandro. Técnico: Marcelo Veiga
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Horário: 19h15
Local: Estádio do Café