A primeira parte da rodada da Liga Europa desta quinta-feira definiu os primeiros sete clubes classificados para a fase eliminatória da competição. Valencia, Ludogorets, Red Bull Salzburg, Esbjerg, Rubin Kazan, Fiorentina e Dnipro fizeram sua parte e confirmaram as vagas com duas rodadas de antecipação.
No Grupo A, o Valencia se classificou com uma suada vitória sobre o St. Gallen na Suíça. A equipe venceu por 3 a 2 e chegou aos nove pontos, contra oito do Swansea City, segundo colocado, que empatou com o Kuban Krasnodar em 1 a 1, fora de casa. Jonas ainda perdeu um pênalti para os espanhóis, que chegaram a estar perdendo por 2 a 1 a 15 minutos para o fim, mas buscaram a virada.
Já a Fiorentina alcançou a segunda fase com uma vitória de virada sobre o Pandurii, fora de casa, por 2 a 1. O resultado confirmou o time italiano na liderança do Grupo E, com 12 pontos, enquanto que o Dnipro, que bateu o Paços Ferreira por 2 a 0, vem na sequência, com nove, e também garantiu vaga. Isso porque Pandurii e Paços Ferreira fizeram campanhas decepcionantes e somaram apenas um ponto cada.
Outra chave que já definiu seus dois classificados foi a C. O Red Bull Salzburg chegou aos 12 pontos ao bater o Standard Liège, fora de casa, por 3 a 1. Na sequência, vem o Esbjerg, que também avançou com uma vitória, sobre o Elfsborg, por 1 a 0. Standard Liège e Elfsborg estão eliminados, com um ponto cada.
No Grupo B, o Ludogorets a vaga antecipada mesmo com o empate por 1 a 1 com o Chornomorets, que o levou aos 10 pontos. O PSV Eindhoven também deu um importante passo para a classificação ao bater o Dínamo Zagreb, em casa, por 2 a 0. Maher e Locadia marcaram os gols que levaram os holandeses aos sete pontos, contra três do Chornomorets, terceiro colocado.
Pelo Grupo D, o Rubin Kazan se classificou ao fazer 1 a 0 sobre o Wigan Athletic. O time russo chegou aos 10 pontos, na ponta da chave, enquanto que os ingleses vem na sequência, com cinco. A terceira posição é do Zulte Waregem, que passou pelo Maribor por 1 a 0, mesmo fora de casa.
O Grupo F é o único que tem situação completamente indefinida. O APOEL derrotou o Bordeaux por 2 a 1, enquanto que o Maccabi Tel Aviv passou pelo Eintracht Frankfurt por 4 a 2. Os resultados embolaram a chave, deixando o Eintracht ainda na liderança, com nove pontos, mas com Maccabi subindo e chegando aos sete, APOEL indo a quatro e Bordeaux na lanterna, com três.