Com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série C, o Londrina encara neste domingo o Juventude em busca da sua terceira vitória, que manteria o Alviceleste na liderança do Grupo B. A partida começa às 15 horas, no Estádio do Café, que mais uma vez estará com os portões fechados.
Oficialmente o time não está confirmado, mas em virtude da contusão de alguns jogadores e pelos treinamentos da semana, o Tubarão terá pelo menos três novidades na equipe. Lucas Ramon volta a ser titular na lateral direita, o meia Rafael Gava faz a sua estreia e o centroavante Patrick começa jogando pela primeira vez. Saem do time Jhon Murillo, que inclusive deixou o elenco na sexta-feira, Marcos Paullo, machucado, e Gustavo Xuxa.
Mesmo treinando mais tempo com Diogo Roque, Germano, Zé Rafael e Rafael Gava, o time pode ser escalado com três atacantes. Neste formato, Xuxa voltaria a formação principal com Patrick e Weverton e Gava ficara como opção no banco. No sistema defensivo, a base está mantida com Vítor, Dirceu, Sílvio e Paulinho.
Apesar de ainda não ter conseguido repetir a mesma formação neste início de competição, o técnico Claudio Tencati aposta em uma boa exibição do LEC. "Dentro dos nossos domínios temos que fazer o nosso ritmo, impor a nossa forma de jogar, a nossa maneira de se comportar como foi contra a Portuguesa. Assim podemos vencer, que é a nossa meta para se manter na ponta do grupo", apontou o treinador alviceleste.
Depois de vencer dois adversários paulistas (Portuguesa e Guarani), o Londrina vai encarar o futebol gaúcho, caracterizado por um jogo mais duro, pegado e disputado. Para o zagueiro Sílvio, a Série C é uma competição muito diversificada, em relação a maneira de atuar dos adversários, e o Londrina terá que se adaptar a esta realidade.
"Os times gaúchos praticam um jogo de muito contato, disciplina tática e, que em alguns momentos, se isentam de um jogo mais bonito para gladiar. Foi assim em 2013 contra o Juventude e no ano passado contra o Brasil", relembrou. "São partidas com poucas oportunidades de gol e decididas nos detalhes".
Há dois anos, o LEC foi eliminado pelo time de Caxias do Sul nas oitavas de final da Série D. Após vencer por 1 a 0 no Café, o Tubarão perdeu no Alfredo Jaconi por 3 a 1.
EVOLUÇÃO
Mesmo com duas vitórias, os jogadores alvicelestes sabem que o time tem ainda muito a evoluir no campeonato. "Precisamos evoluir mais o entrosamento, principalmente no ataque, onde houve muitas modificações, e com isso definir melhor a hora de ficar com a bola e a hora de acelerar para não ficar aquele bate e volta", apontou o capitão Dirceu.
No Juventude, o técnico Picoli, não contará com o goleiro Airton, que está sendo negociado e por isso será poupado. Diego joga em seu lugar. O volante Lucas, com uma lesão no pé, foi vetado pelo departamento médico e Adriano deve ser o seu substituto. O experiente Paulo Baier é dúvida. Com dores musculares, o meia não tem presença garantida. Jonatas Obina está de sobreaviso.
O time gaúcho ainda busca a sua primeira vitória na Série C. Até aqui, foram dois empates com o Brasil de Pelotas (1 a 1) e Caxias (0 a 0).
Como os portões estarão fechados para o público, a diretoria alviceleste irá instalar dois painéis de LED na entrada dos vestiários do Café para que o torcedor possa assistir à partida. A transmissão irá acontecer também no site oficial do LEC.