O Londrina, por meio de suas redes sociais, divulgou nota de repúdio na noite de sábado (17) contra falas racistas proferidas pelo narrador Romes Xavier e o repórter Vinícius Silva, ambos da Rádio Bandeirantes de Goiânia, durante a transmissão do jogo contra o Goiás. Na nota, o clube denuncia que "os referidos profissionais caçoaram do cabelo do meio campista (Celsinho) ao usarem palavras como 'cabelo pesado demais', bandeira de feijão' e 'negócio imundo'."
"É inadmissível e lamentável, veementemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo! Em verdade, o racismo é inadmissível em qualquer situação, lugar, fala e deve ser combatido diariamente, por todos", diz a nota do Londrina, que no Instagram oficial do clube (@londrinaec) teve mais de 3.400 curtidas até o início da madrugada deste domingo (18).
O LEC finaliza o comunicado informando que "certamente medidas serão tomadas, contudo, cabe a nós entender que não basta não ser racista, é necessário ser antirracista!"
Leia mais:
Papo com Zubeldía e carinho de torcida: Oscar explica volta ao São Paulo
Londrina EC acerta contratação de atacante, mas empresta para o Linense
Arsenal confirma lesão no joelho, e Gabriel Jesus passará por cirurgia
Leila diz que patrocinador não paga reforços no Palmeiras e alfineta rivais
Em sua conta oficial no Instagram, o Vasco da Gama, primeiro clube carioca na história a aceitar jogadores negros, comentou o post da seguinte forma: "INADMISSÍVEL! Racismo é crime e não deve ser tolerado! Repudiamos qualquer ato racista desde o início de nossa história e seguimos lutando por isso! Muita força ao Celsinho. Estamos juntos diariamente nessa luta!"
RETRATAÇÃO
Os profissionais de imprensa Romes Xavier e Vinícius Silva usaram suas redes sociais para pedir desculpas a Celsinho, ao Londrina e à torcida alviceleste pelas ofensas de cunho racista disparadas contra o camisa 10 durante o jogo de sábado. Em sua conta no Twitter, Xavier escreveu: "peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou."
Já o repórter Vinícius Silva usou o Instagram para se retratar, na conta oficial da Rádio Bandeirantes de Goiânia: "O repórter Vinícius Silva (...) vem a público pedir desculpas ao meio-campo Celsinho, assim como a todos os membros da delegação do Londrina pelo comentário feito pelo profissional durante a transmissão do jogo entre Goiás x Londrina. Reiteramos que a Rádio Bandeirantes e todos os seus profissionais repudiam veementemente qualquer tipo de ato de injúria ou racismo e não compactua com tais práticas (...)".
Através também das redes sociais, a direção da equipe de esportes da Rádio Bandeirantes comunicou, na manhã de domingo (18), o afastamento dos dois profissionais das atividades. "(...)Temos convicção de que ambos não o fizeram por maldade e nem com intenção de ofender o atleta, contudo, apesar de entender seus argumentos, achamos melhor afastá-los de suas funções dentro da equipe, decisão da qual já foram comunicados (...)", escreveu Nivaldo Carvalho, diretor de Esportes.