O Londrina, por meio de suas redes sociais, divulgou nota de repúdio na noite de sábado (17) contra falas racistas proferidas pelo narrador Romes Xavier e o repórter Vinícius Silva, ambos da Rádio Bandeirantes de Goiânia, durante a transmissão do jogo contra o Goiás. Na nota, o clube denuncia que "os referidos profissionais caçoaram do cabelo do meio campista (Celsinho) ao usarem palavras como 'cabelo pesado demais', bandeira de feijão' e 'negócio imundo'."
"É inadmissível e lamentável, veementemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo! Em verdade, o racismo é inadmissível em qualquer situação, lugar, fala e deve ser combatido diariamente, por todos", diz a nota do Londrina, que no Instagram oficial do clube (@londrinaec) teve mais de 3.400 curtidas até o início da madrugada deste domingo (18).
O LEC finaliza o comunicado informando que "certamente medidas serão tomadas, contudo, cabe a nós entender que não basta não ser racista, é necessário ser antirracista!"
Leia mais:
Vini Jr erra pênalti, e Brasil cede empate para Venezuela
Vinicius Jr vira 'máquina de gerar gols' do Real e lidera ranking europeu
Dudu segue pessimista mesmo com clamor da torcida por vaga no Palmeiras
Filipe Luis diz que foi comunicado do afastamento de Gabigol no Flamengo
Em sua conta oficial no Instagram, o Vasco da Gama, primeiro clube carioca na história a aceitar jogadores negros, comentou o post da seguinte forma: "INADMISSÍVEL! Racismo é crime e não deve ser tolerado! Repudiamos qualquer ato racista desde o início de nossa história e seguimos lutando por isso! Muita força ao Celsinho. Estamos juntos diariamente nessa luta!"
RETRATAÇÃO
Os profissionais de imprensa Romes Xavier e Vinícius Silva usaram suas redes sociais para pedir desculpas a Celsinho, ao Londrina e à torcida alviceleste pelas ofensas de cunho racista disparadas contra o camisa 10 durante o jogo de sábado. Em sua conta no Twitter, Xavier escreveu: "peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou."
Já o repórter Vinícius Silva usou o Instagram para se retratar, na conta oficial da Rádio Bandeirantes de Goiânia: "O repórter Vinícius Silva (...) vem a público pedir desculpas ao meio-campo Celsinho, assim como a todos os membros da delegação do Londrina pelo comentário feito pelo profissional durante a transmissão do jogo entre Goiás x Londrina. Reiteramos que a Rádio Bandeirantes e todos os seus profissionais repudiam veementemente qualquer tipo de ato de injúria ou racismo e não compactua com tais práticas (...)".
Através também das redes sociais, a direção da equipe de esportes da Rádio Bandeirantes comunicou, na manhã de domingo (18), o afastamento dos dois profissionais das atividades. "(...)Temos convicção de que ambos não o fizeram por maldade e nem com intenção de ofender o atleta, contudo, apesar de entender seus argumentos, achamos melhor afastá-los de suas funções dentro da equipe, decisão da qual já foram comunicados (...)", escreveu Nivaldo Carvalho, diretor de Esportes.