O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) acatou nesta quarta-feira (19) o recurso protocolado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e decidiu desfavoravelmente ao Cianorte a respeito do processo movido pelo clube para jogar a Série C deste ano.
O Cianorte se valeu do precedente de 2013, quando a Série C teve 21 clubes por conta de litígios legais entre CBF, Rio Branco do Acre e Treze da Paraíba. O Supremo Tribunal Federal ordenou a inclusão do clube acriano, excluído da competição em 2012 após determinação judicial obtida pelo time paraibano.
Para solucionar o 'inchaço', a CBF aumentou o número de rebaixados, passando de quatro para cinco. Assim, a Série C de 2014 volta a ser disputada por 20 clubes, conforme o regulamento do torneio.
Mesmo assim, o Leão do Vale foi à Justiça e obteve uma primeira vitória na 1ª Vara Cível de Cianorte. O desembargador Roberto Portugal Bacellar, do TJ-PR, no entanto, indeferiu o pedido do time e lembrou que o precedente foi aberto por exceções legais, não sendo, portanto, uma regra que deveria ser tomada em todas as edições do campeonato.
O Cianorte defendia que como quinto colocado da Série D de 2012, seria o próximo time incluído caso a Série C de 2014 fosse disputada por 21 equipes.