Adiados por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, acontecerão entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
O presidente do comitê organizador local, Yoshiro Mori, disse nesta segunda-feira (30) que a nova data foi acertada com o mandatário do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em uma conversa por telefone.
Já as Paralimpíadas serão realizadas entre 24 de agosto e 5 de setembro do ano que vem. "As novas datas dão às autoridades sanitárias e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o máximo de tempo para lidar com as mudanças causadas pela pandemia", diz um comunicado oficial do COI.
"A humanidade se encontra atualmente em um túnel escuro, e os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser a luz no fim deste túnel", afirma Bach. A decisão chega quase uma semana depois de o comitê, pressionado por atletas e federações nacionais, ter anunciado o adiamento dos Jogos Olímpicos.
A pandemia do novo coronavírus já contaminou mais de 735 mil pessoas no mundo todo e deixou cerca de 35 mil mortes, segundo o mapa em tempo real da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos. O Japão tem 1,8 mil casos e 54 óbitos.