Os jogadores Eric Abidal e Yayá Touré, do Barcelona, contraíram o vírus H1N1 e ficarão de fora da partida de sábado contra o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol, disse o clube catalão na sexta-feira.
Exames confirmaram que o zagueiro francês Abidal e o meia marfinense Touré estão com a chamada gripe suína, e por isso devem ser mantidos isolados, segundo o site oficial do Barça (www.fcbarcelona.com).
"Vamos superar isso", disse o técnico Pep Guardiola a jornalistas. "Sabíamos que muita gente tem isso e que estávamos em risco. Agora que (a doença) chegou aqui, temos de assegurar que não se espalhe, e por isso os isolamos."
"Nunca é um bom momento para algo assim acontecer", disse Guardiola. "É verdade que temos partidas importantes pela frente, mas vamos nos virar com os outros (jogadores)."
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na sexta-feira que o vírus H1N1 está avançando para o leste, pela Europa e a Ásia, após aparentemente ter passado por seu auge na Europa Ocidental e nos Estados Unidos.
Pelo menos 6.770 pessoas morreram por causa da pandemia no mundo todo desde seu surgimento, em abril, segundo os últimos dados da OMS.
Cinco jogadores de outro time espanhol, o Osasuna, de Pamplona, contraíram a gripe suína nas últimas semanas, e um jogo do Betis, de Sevilha, pela segunda divisão teve de ser adiado no mês passado porque 13 jogadores estavam com a doença.
Outra vítima foi o treinador Quique Sánchez Flores, que nesta semana teve de faltar aos treinamentos do Atlético de Madrid por causa da gripe pandêmica, mas já havia voltado ao trabalho na sexta-feira.