A seleção japonesa é a última classificada para as quartas de final do Mundial Feminino de futebol do Canadá. Na noite da última terça-feira, as atuais campeãs derrotaram a Holanda por 2 a 1, em Vancouver, e garantiram o direito de enfrentar a Austrália, algoz do Brasil nas oitavas, na próxima fase.
Ao lado do Brasil, o Japão era a única seleção que havia vencido suas três partidas na fase de grupos, mas, ao contrário da equipe sul-americana, que perdeu por 1 a 0 para as australianas no domingo, as asiáticas confirmaram o bom momento com uma vitória contundente diante das holandesas.
Desde o início, o time japonês foi melhor, e acabou premiado com um gol aos nove minutos. Após rebote de cabeçada na trave, Ariyoshi marcou o primeiro. No segundo tempo, Sakaguchi marcou o segundo aos 33 em lindo contra-ataque, finalizado com chute da meia-lua. A Holanda ainda tentou a reação e chegou a diminuir com Van de Ven nos acréscimos, em erro crasso da goleira adversária, mas já era tarde para buscar o empate.
Agora, o Japão descansa até o sábado, quando duela com a Austrália em Edmonton. O vencedor deste duelo encarará nas semifinais quem passar do confronto entre as donas da casa canadenses com a Inglaterra. Do outro lado da chave, os jogos das quartas são: China x Estados Unidos e Alemanha x França.