Após 24 anos a Itália conquista mais uma Copa do Mundo e torna-se tetracampeã mundial (1934, 1938,1982 e 2006). Agora, a squadra azzurra é a segunda nação com mais títulos conquistados, perdendo apenas para o Brasil, que é pentacampeão.
Pela segunda vez na história, a Copa do Mundo foi decidida em uma disputa por pênaltis. Neste domingo (09), em Berlim, a Itália venceu a França nos por 5 a 3, após empate por 1 a 1 ao longo dos 120 minutos de bola rolando.
A França começou melhor o jogo e abriu o placar logo aos 6min, em pênalti cometido por Materazzi em Malouda. Ousado, Zidane bateu por baixo da bola e a viu tocar o travessão antes de pingar dentro do gol e sair. A rede não foi balançada, mas o placar passou a apontar 1 a 0.
O empate dos italianos, que haviam começado o jogo assustados, veio aos 19min. Pirlo cobrou escanteio da direita, e Materazzi subiu mais que Vieira e cabeceou para empatar. Durante o restante do primeiro tempo, o time que vestia azul foi superior e chegou a acertar o travessão de Barthez.
Zidane perdeu a cabeça e se despediu dos gramados com um cartão vermelho. No tempo extra, o camisa 10 agrediu Marco Materazzi com uma cabeçada no peito após ouvir algo que não o agradou.
David Trezeguet perdeu o pênalti. Todos os atletas escalados por Marcello Lippi (Pirlo, Materazzi, De Rossi, Del Piero e Grosso) converteram seus tiros e deram o título mundial ao time que vestia azul.
>>Leia mais no Caderno Folha Copa da Folha de Londrina desta segunda-feira