Ainda em dezembro do ano passado, quando poucos apostariam que o Real Madrid iria voltar à disputa do Campeonato Espanhol, o técnico Carlo Ancelotti disse que o time poderia chegar à liderança em janeiro. Ficou na primeira posição apenas de forma provisória, mas o mês que ele queria estar na frente foi perfeito para o time. Na verdade, foi o seu melhor da história.
Em oito partidas no mês, sendo quatro pelo Campeonato Espanhol e outras quatro pela Copa do Rei, o Real Madrid venceu todas. Não satisfeito em acumular 12 pontos e chegar na semifinal do torneio eliminatório, o aproveitamento do time em campo impressiona.
Nestas oito partidas, o time fez 17 gols e não levou nenhum. Sendo que o Real Madrid ainda alterna goleiros: Diego López no Campeonato Espanhol e Casillas na Copa do Rei e na Liga dos Campeões. Entre os goleadores estão Cristiano Ronaldo e Benzema, com cinco cada.
O Real Madrid já tinha conseguido três "janeiros perfeitos", em 1961, 1964 e 2009, mas nunca com oito jogos, o máximo até então eram cinco. No total, já são 10 vitórias consecutivas e 20 sem perder.