Depois de 45 anos, a Inter de Milão voltou a conquistar a Europa. Com um futebol perfeito taticamente, a equipe italiana derrotou o Bayern de Munique por 2 a 0, dois de Diego Milito, e faturou o título da Liga dos Campeões da Uefa, em partida disputa no estádio Santiago Bernabéu, na Espanha.
Outro destaque do título italiano foi o técnico português José Mourinho, que provavelmente assumirá o comando do Real Madrid na próxima temporada. O treinador deu um show tático e eliminou grandes forças ao longo da campanha, como Chelsea e Barcelona.
Mourinho viveu uma temporada perfeita na Inter – além da Liga dos Campeões (sua segunda taça na carreira, uma vez que foi campeão com o Porto, em 2004), o português faturou o título do Campeonato Italiano e da Copa da Itália. Uma tríplice coroa que também é inédita na história da Inter. O derrotado Bayern de Munique tentava seu quinto título na 55.ª edição da história da Liga.
O jogo, como era esperado, foi de forte marcação. Sem Ribery, suspenso, o Bayern apostou tudo no holandês Robben. Ele teve uma grande atuação, procurou espaços na forte marcação de Lúcio e arriscou chutes de longe. Porém, a muralha da Inter foi insuperável – Júlio César pegou tudo.
A estratégia da Inter foi explorar o contra-ataque. Foi assim que surgiu o primeiro gol. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Júlio César cobrou tiro de meta. A bola chegou até Sneijder, que ajeitou para Diego Milito. O atacante argentino dominou, entrou na área e bateu no canto esquerdo, sem chance para Butt.
O Bayern ficou no desespero e se abriu. O mortal contra-ataque da Inter de Milão garantiu o título aos 24 minutos do segundo tempo. Em jogada sensacional, Milito recebeu lançamento pela esquerda, deixou Van Buyten perdido com um belo drible e bateu no canto de Butt: 2 a 0. O Bernabéu explodiu numa grande festa italiana.