Na quarta-feira, a ginástica artística conquistou sete medalhas para o Brasil. Mas quem ganhou o primeiro ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo foi Hudson de Souza, que venceu a prova dos 5.000 metros rasos, no Estádio Olímpico Juan Pablo Duarte, com o tempo de 13min50s71.
Ele deixou para trás o mexicano José David Galván, que marcou o tempo de 13min5291, e quebrou a hegemonia do México, que não perdia uma prova de 5.000m desde Pan de San Juan, Porto Rico, em 79.
O brasileiro Marílson Gomes dos Santos ficou em terceiro na prova, ganhando a medalha de bronze com o tempo de 13min56s90
Especialista nos 1.500 metros, Hudson ganhou um presente de aniversário com a vitória, já que, nesta quarta-feira, ele completa 26 anos.
Ele se disse surpreso com a facilidade da prova. "A prova foi muito lenta e o ritmo acabou sendo muito bom para mim, que fiquei mais atrás. O Marílson puxou boa parte da prova e eu fiquei mais marcando o mexicano, que era o favorito. Achei que podia ficar entre os três primeiros e ganhar uma medalha, mas não pensava no ouro."