Protagonista do polêmico rebaixamento da Portuguesa para a Série B do Campeonato Brasileiro após ter sido escalado de forma irregular na última rodada da Série A de 2014, o meia Héverton passou por um período turbulento em sua carreira. Marcado pelo "caso Lusa", que ainda se arrasta pelos tribunais, o atleta chegou a anunciar que sofria ameaças e que se afastaria do futebol, mas parece estar reencontrando os caminhos da tranquilidade.
Uma semana após desistir de sua aposentadoria, três dias após tê-la anunciado, o jogador viveu na última terça-feira (8) no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém, durante a primeira partida da final da Copa Verde, um momento de herói, salvando seu time. O Paysandu perdia a partida por 1x0 para o Brasília e o meia iniciou a reação do clube paraense, que terminou o confronto vencedor. Com o resultado de 2x1, o clube leva a vantagem do empate para a partida decisiva fora de casa.
Com o Mangueirão lotado Héverton foi muito aplaudido pela torcida do Paysandu ao ser substituído aos quinze minutos do segundo tempo. O jogador se emocionou com seu momento e o carinho que recebeu e se declarou para a torcida do "Papão" após a partida por meio de seu perfil em uma rede social.
As equipes realizam a partida de volta da final da Copa Verde no próximo dia 21 de abril, no feriado de Tiradentes e aniversário da capital federal. O confronto, marcado para acontecer no Estádio Elmo Serejo Farias, em Taguatinga, pode ser trasnferido para o Mané Garrincha, mas ainda depende de alguns laudos que precisam ser apresentados pela Federação Brasiliense de Futebol (FBF).